Gastronomia

Delicioso e fácil! Saiba como fazer pirulito de pipoca

A pipoca é um clássico, mas não precisa ser servida em saquinhos, né? Veja como inovar

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Pipoca é um clássico, mas sempre dá para inovar com a apresentação. Nesta receita, você vai ver como é simples fazer um pirulito de pipoca. Dúvida? Confira!

Ingredientes
Pipoca
1/2 xícara(s) de chá de milho de pipoca
2 colher(es) de sopa de óleo

Caramelo
1 xícara(s) de chá de açúcar refinado
1/2 xícara(s) de chá de água

Montagem
100 grama(s) de chocolate meio amargo hidrogenado, derretido
3 colher(es) de sopa de amendoim torrado e triturado grosseiramente
8 palitos de madeira


Modo de preparo
Pipoca
Em uma panela grande, acrescente o óleo e o milho de pipoca. Tampe a panela e leve em fogo médio. Segure a tampa da panela e faça movimentos circulares para aquecer os grãos uniformemente sem que os queime.
Assim que o milho começar a estourar, diminua o fogo e aguarde até que os estouros fiquem mais espaçados. Desligue o fogo, transfira a pipoca para uma assadeira e reserve.

Caramelo
Em uma panela, adicione o açúcar e a água, leve em fogo médio mexendo até dissolver todo o açúcar, pare de mexer e cozinhe até obter uma calda com cor de caramelo. Reserve.

Montagem
Derrame o caramelo sobre a pipoca. Com uma colher, misture bem para envolver todo o caramelo na pipoca. Espere amornar e modele bolinhas com a pipoca. Decore com riscos de chocolate derretido e polvilhe o amendoim picado. Espere o chocolate secar e espete um palito em cada bolinha e sirva em seguida.