Gastronomia

Descubra mitos e verdades sobre o chocolate

Consumo controlado do doce não é prejudicial para a saúde

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quando o assunto é chocolate, muitas “fake news” costumam ser replicadas. Será mesmo que o chocolate é contraindicado para os casos de doenças como diabetes e obesidade? E o chocolate amargo, seria ele menos calórico do que o ao leite?  

Para que as dúvidas e informações falsas não tenham mais espaço no seu dia a dia, a endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato explicou os mitos e as verdades sobre o tão amado chocolate. 

  • Pessoa com diabetes não pode comer chocolate. 

MITO! Pessoas com diabetes podem comer chocolate, inclusive aqueles que não são  considerados diets. Se a pessoa tem uma dieta equilibrada, pratica atividade física, usa as medicações corretamente e está com o diabetes controlado, não tem motivo para restringir o consumo. Mas claro, sem exageros! 

  • Comer chocolate todos os dias causa diabetes. 

MITO! O que causa diabetes, além da predisposição genética, é o excesso de peso. Então, se o consumo de chocolate leva a pessoa ao excesso de peso, provavelmente pode ser que essa pessoa desenvolva diabetes.  

Consumir pequenas porções diárias de chocolate não é perigoso, desde que esse consumo vennha acompanhado de atividade física e uma alimentação e de qualidade nutricional. No entanto, é sempre bom conversar com o endocrinologista para avaliar o controle do diabetes e da obesidade. 

  • Chocolate engorda. 

VERDADE! É um alimento muito calórico e pode sim contribuir para o ganho de peso, por isso ter uma alimentação balanceada é tão importante. 

  • O chocolate amargo é mais saudável e não engorda. 

VERDADE e MITO! O chocolate amargo tem mais substâncias que podem trazer benefícios à saúde, além de promover maior saciedade em relação à vontade de consumir doce. No entanto, muitas vezes é até mais calórico do que o chocolate não amargo. Sendo assim, não está liberado para comer à vontade. 

  • Pessoas com obesidade não podem comer chocolate. 

MITO! É liberado comer chocolate, desde que essas pessoas estejam dentro do peso estipulado pelo médico endocrinologista, pratiquem atividade física e estejam com a dieta equilibrada. 

  • Existe uma recomendação para a ingestão do chocolate.