Gastronomia

Dez lugares para apreciar a gastronomia de Salvador

Dicas são do chef carioca Pedro Siqueira

Agência O Globo
- Atualizada em

O chef carioca Pedro Siqueira, à frente dos restaurantes Puro, Massa Trattoria e Ella Pizzaria, é um apaixonado pela capital baiana. "Se eu não morasse no Rio, escolheria Salvador", afirma. O profissional morou na cidade por um ano e, como apreciador da gastronomia e dos ingredientes locais, sempre volta de lá com a mala cheia.

- Como cozinheiro, sempre gosto de comprar produtos locais, como o licuri, o coquinho deles.  Existe muita coisa além do dendê. Também volto para o Rio com chocolate, café e farinhas - conta Pedro Siqueira.

Casa de Tereza, no Rio Vermelho, está entre as dicas
Foto: Leonardo Machado Freire/Divulgação

Nos próximo fim de semana, ele participa do projeto Cena a 4 Mãos, em Punta del Este, quando vai cozinhar ao lado da chef Magali O’Neill, no restaurante St. Tropez, do Resort Enjoy Punta del Este - famoso por receber estrelas da gastronomia como Francis Mallmann. De Salvador, ele selecionou dez restaurantes que não podem deixar de serem visitados em sua próxima viagem.

Restaurante Paraíso Tropical, do chef Beto Pimentel

"É uma comida bem típica, os pratos e as porções são fartas. O chef Beto Pimentel é uma figura da cidade, muito carismático. A casa fica perto de uma mata, e do pomar do Beto saem os ingredientes fresquinhos. O clima é bem descontraído lá". Rua Edgard Loureiro, 98B, Cabula.

Restaurante Origem

"O chef Fabrício Lemos revolucionou a cozinha de Salvador. Ele busca as origens da Bahia e cria  todo dia um menu degustação novo.  As sobremesas são feitas pela chef patissèriere Lisiane Arouca, sua mulher. É cozinha autoral baiana. O restaurante só abre à noite, e é preciso reservar.  Muito provavelmente você vai encontrar os dois lá. Diga que fui eu que indiquei." Alameda das Algarobas 74, Pituba.

Restaurante Ori

"É o restaurante mais comercial e recente do chef Fabrício Lemos. Lá, ele cria  porções um pouco maiores dos pratos que fizeram sucesso no Origem. Indico o abarajé, mistura de acarajé com abará. É maravilhoso. Fabrício é aquele cara simpático e humilde, vale a pena conhecer." Avenida Santa Luzia 656, loja 11, Horto Florestal. 

Bravo Burger & Beer 

"Foi eleita a melhor hamburgueria do Brasil pelo Prazeres da Mesa, em 2017. O chef Rafael Zacarias trabalhou comigo no Fasano. Os hambúrgueres são muito bons. É uma loja pequena, mas que fica lotada." Rua Edgard Loureiro 98 - B, Cabula. 

Casa de Tereza 

"Esse é outro restaurante bem típico. Fica num casarão antigo, superespaçoso e com decoração rústica. Tem até uma galeria de arte. As moquecas da chef Tereza Paim são sensacionais, e ela também vende alguns de seus produtos." Rua Odilon Santos 45, Rio Vermelho.

Baía de Todos os Santos

"Este lugar reúne vários restaurantes, todos com vista para a baía. A ideia é ir lá para tomar um drinque ou um vinho e ver o pôr do sol numa das mesas dos deques de mandeira. É um espetáculo.  Tem opções como o Soho, de culinária japonesa, o Lafayette, de gastronomia mediterrânea, e Amado, do chef Edinho Rangel, com seus pratos regionais sofisticados. Em qualquer um deles, você estará bem parado." Avenida Infante Dom Henrique s/n. 

Cafés especiais da Latitude 13 e Mercado do Rio Vermelho

"A cafeteria Latitude 13 é uma lojinha pequena dentro do  mercado do Rio Vermelho. Lá, são vendidos cafés especiais e microlotes exclusivos de fazendas na Chapada Diamantina. Sempre compro alguns para trazer para o Rio. Aproveite para passear no mercado e comprar farinhas e temperos especiais. Explore com calma." Avenida Juracy Magalhães Júnior 1624, Rio Vermelho.

Acarajé da Cira 

"É um ponto tradicional de Salvador, e tem o melhor acarajé da cidade. É impossível não comer lá." Largo da Mariquita, Rio Vermelho.

Djalma's Drinks 

"É como se fosse um pé-sujo, ideal para ir antes dos jogos do Bahia ou do Vitória tomar uma cerveja gelada. O caldinho de lambreta é obrigatório. É o melhor botequim de Salvador. Para ir de short, chinelo e ser feliz." Rua  Minas Gerais 352, Pituba.

Caminho de Casa 

"Restaurante que funciona 24h e é bem raiz. Se a fome apertar na madrugada, depois daquela festa boa, você já sabe aonde ir." Rua Anísio Teixeira 161, Itaigara.