Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Dez receitas rápidas e saborosas para fazer no micro-ondas

O aparelho pode ser um grande aliado na hora de preparar diferentes pratos de maneira rápida

Redação iBahia • 06/10/2020 às 15:58 • Atualizada em 27/08/2022 às 6:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Ao contrário do que muitos pensam, o micro-ondas não serve apenas para esquentar e descongelar comida. O aparelho é prático e pode ser um grande aliado na hora de preparar diferentes pratos de maneira mais rápida.

Para não ter que limpar o micro-ondas depois de cada uso, procure usar sempre um recipiente com tampa no preparo dos alimentos. Se ainda assim o prato deixar um odor forte dentro do aparelho, coloque 250 ml de água com duas rodelas de limão em um refratário e aqueça em potência alta por três minutos.

Confira dez delícias que podem ser preparadas no micro-ondas:

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

2 caixinhas de creme de leite

2 xícaras de chá de achocolatado em pó

1 colher de sopa rasa de manteiga

3 ovos

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador. Coloque em forma própria para micro-ondas, com cone no meio e untada com manteiga. Leve ao micro-ondas por 10 minutos na potência máxima. Desenforme morno. Cubra com granulado.

Ingredientes:

1 batata média

1 colher (de café) de manteiga OU margarina

50g de bacon cortado em cubos

2 colheres (de sopa) de requeijão

1 talo de cebolinha cortada em rodelas finas

Modo de preparo:

Fure toda a bata com um garfo e leve ao micro-ondas por 14 minutos. Na metade do tempo, vire-a. Retire o alimento do forno e enrole-a com papel-alumínio, e deixe por 2 minutos. Doure o bacon (com manteiga em fogo médio). Abra a batata e amasse o miolo com a manteiga, formando um purê. Adicione o bacon, o requeijão e salpique a cebolinha.

Ingredientes:

1 ovo pequeno

3 colheres (sopa) de óleo

4 colheres (sopa) rasas de açúcar

4 colheres (sopa) de leite

2 colheres (sopa) rasas de fubá

4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo

1 colher (café) de fermento em pó

2 colheres (sopa) de goiabada

1 colher (sopa) de água

Modo de preparo:

Derrame o ovo na caneca e bata com o garfo. Acrescente o óleo, o açúcar, o leite e o fubá e misture. Coloque a farinha de trigo e o fermento e mexa até dar o ponto. Leve por 3 minutos no micro-ondas em potência máxima. Prepare a cobertura: pique a goiabada, junte a água e ponha no micro-ondas por 1 minuto. Espalhe sobre o bolo.

Em vez de goiabada, cubra o doce com geleias de sabores diferentes. Para festas infantis, abuse do granulado colorido.

Ingredientes:

160g Couve-Flor em floretes grandes.

2 Colheres Sopa de Maionese

1 Colher de Chá de Mostarda Dijon

5 Fatias de Presunto

5 Palitos de queijo mussarela

Queijo Ralado á gosto

Modo de preparo:

Coloque os floretes de couve-flor em um recipiente para micro-ondas, e cubra com uma tampa de micro-ondas, cozinhe por 5 minutos ou até que esteja macia. Em um recipiente misture a mostarda dijon e a maionese e bata até ficar bem misturado. Em um recipiente arrume os floretes de couve-flor e entre eles coloque os rolinhos de presunto e queijo entre os floretes. Coloque o molho por cima e queijo ralado, leve para o micro-ondas por 3 minutos ou até que o queijo esteja derretido.

Ingredientes:

1 pacote de salsicha para hot-dog

1 pacote de queijo de coalho

2 pacotes de pipoca para micro-ondas

Acessórios:

1 faca de plástico

6 espetinhos de madeira para churrasco

1 travessa ou prato refratário

1 tigela grande

Tiras de papel crepom em cores variadas

Modo de preparo:

Corte a salsicha e o queijo em pedaços de 2 cm e reserve. Amarre uma tira de crepom na ponta de cada espetinho. Ponha um pedaço de queijo e depois um de salsicha. Repita até ter quatro pedaços de cada um. Faça o mesmo com os outros. Reserve. Ponha os pacotes de pipoca para estourar. Não abra ainda! Arrume os espetos no refratário e leve ao micro-ondas. Deixe por dois minutos em potência alta. Abra o pacote de pipoca, ponha na tigela grande e, por cima, os espetinhos.

Ingredientes:

2 ovos

6 Colheres (sopa) de Leite

3 Colheres (sopa) de Azeite

6 Colheres (sopa) de Farinha de Trigo

1 Colher (sopa) Queijo Ralado

½ Colher (Chá) orégano

1 Colher (chá) Fermento em pó

1 Tomate Sem Pele e Semente

1 Xícara de Palmito

2 Colheres (sopa) Cebola

¼ Xícara de Azeitonas

½ Xícara Milho

Pimenta, Sal, Salsinha a gosto

Modo de preparo do recheio:

Em um recipiente próprio para micro-ondas, adicione 1 colher de azeite, as cebolas e misture bem, leve para o micro-ondas por 1 minuto, retire mexa bem e adicione os tomates, misture e leve para o micro-ondas por 3 minutos, retirando na metade do tempo para misturar. Junte o palmito picado, azeitonas picadas, milho e misture bem, tempere com sal, pimenta e salsinha, misture e leve para o micro-ondas por 1 minuto para refogar. Adicione 1 colher de sopa de farinha de trigo e misture muito bem, leve para o micro-ondas por 1:30 min para engrossar o caldo, retire misture bem e reserve.

Modo de preparo da massa:

Em uma recipiente, adicione os ovos, leite, 2 colheres de azeite e misture bem, adicione a farinha, queijo ralado, orégano, colorau, pimenta, sal, salsinha e o fermento em pó e misture bem. Coloque toda a massa no recipiente que for levar ao micro-ondas, junte o recheio e vá afundando ele com calma até ficar coberto com a massa, leve para assar por 10 minutos em potencia alta. (Atenção, coloque o tempo aos poucos, pois cada micro-ondas é único e o tempo pode sofrer variações).

Ingredientes:

1 kg de frango em pedaços

100 g de bacon cortado em cubinhos

2 cenouras cortadas em cubinhos

2 xícaras (chá) de cogumelos cortados em quatro

1 cebola picada

1/2 xícara (chá) de extrato de tomate

1 xícara (chá) de vinho tinto

1 colher (chá) de tomilho

3 colheres (sopa) de manteiga gelada picada

sal e pimenta-do-reino moída

Modo de preparo:

Ponha o bacon em uma fôrma refratária e cubra com papel-toalha. Cozinhe em potência alta por 4 minutos. Mexa duas vezes durante esse tempo. Retire do forno e com uma colher tire o excesso de gordura do refratário. Junte a cenoura e o cogumelo. Devolva ao microondas, coberto com filme plástico e na potência alta, e cozinhe por mais três minutos. Mexa uma vez na metade do cozimento. Coloque na fôrma os pedaços de frango temperados com o sal, um ao lado do outro, sobre o bacon e os legumes. Junte a cebola, o extrato de tomate, o vinho e tomilho. Cubra e cozinhe em potência alta de 15 a 20 minutos, trocando os pedaços de lugar na metade do tempo de cozimento. Transfira o frango para uma travessa aquecida. Cubra e reserve. Adicione ao molho a pimenta e a manteiga e bata vigorosamente. Regue o frango com o molho e sirva em seguida.

Como a potência do forno varia de acordo com cada fabricante, verifique se a carne ficou macia com esse tempo de cozimento. Se necessário, cozinhe mais.

Ingredientes:

150 g de linguiça cortada em meia lua

1 colher (chá) de alho picado

250 g de penne (ou outra massa curta)

1 xícara (chá) de molho de tomate

4 xícaras (chá) de água

50 g de azeitona preta cortada ao meio

200 g de tomate pelatti picado grosseiramente

150 g de queijo meia-cura cortado em cubos (ou queijo mussarela ou prato)

folhas de manjericão a gosto

Modo de preparo:

Em uma tigela coloque linguiça cortada em meia lua, alho picado e leve ao forno micro-ondas em potência alta por 4 minutos. Retire do micro-ondas, adicione penne, molho de tomate, água e volte ao micro-ondas em potência alta por mais 25 minutos. Retire do micro-ondas e acrescente azeitona preta cortada ao meio, tomate pelatti picado grosseiramente, queijo meia cura cortado em cubos e folhas de manjericão a gosto. Misture por uns dois minutos até o molho encorpar. Sirva em seguida.

Ingredientes:

Milho

Plástico filme p/ micro-ondas

Recipiente para micro-ondas

Modo de preparo:

Coloque o milho em um recipiente para micro-ondas e adicione 2 colheres de sopa de água. Cubra com o plástico filme, deixando uma abertura para saída de ar. Leve para o micro-ondas por 4 minutos em potencia alta. Teste com um garfo e se tiver no ponto retire do micro-ondas e tire o plástico com cuidado para não se queimar.

Ingredientes:

3 ovos inteiros

16 colheres de sopa de leite em pó

10 colheres de sopa de açúcar

4 xícara de água

Ingredientes para o caramelo:

2 xícaras de açúcar

1 xícara de água

Modo de preparo do pudim:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve

Modo de preparo da calda:

Misture em uma panela o açúcar e água e leve ao fogo sem tornar a mexer até que a calda chegue no ponto de caramelo, desligue e unte uma forma (com a calda) própria para pudim em micro-ondas. Coloque a mistura que foi batida no liquidificador, levando ao forno até dourar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia