Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Dia do Sorvete: confira 20 receitas refrescantes

Prepare doces gelados para celebrar a chegada das temperaturas mais altas do ano

• 23/09/2015 às 13:12 • Atualizada em 27/08/2022 às 2:44 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Nesta quarta-feira (23), se comemora o Dia Nacional do Sorvete. A data foi criada para celebrar o início das temperaturas mais, altas, que coincide com o início da primavera, já que nesta época o consumo de sorvete aumenta. Para comemorar essa data deliciosa, nada melhor do que preparar sobremesas com o doce. Confira vinte receitas:
Ingredientes:
¾ de xícara (chá) de óleo
3 ovos
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de leite
2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de achocolatado
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Recheio e cobertura
2 litros de sorvete de morango
Calda de chocolate a gosto
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o óleo com os ovos, o açúcar e o leite por dois minutos. Passe para uma tigela e junte a farinha previamente peneirada com o achocolatado, o bicarbonato e o fermento. Misture com um garfo até ficar homogêneo. Coloque em uma fôrma de buraco com 22 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Leve ao forno, preaquecido a 200 °C, por 40 minutos ou até assar. Retire do forno, desenforme morno e deixe esfriar. Corte uma tampa do bolo e com uma colher cave o miolo, retirando-o com cuidado para não romper a casca. Ponha o bolo oco de volta na fôrma, forrada com papel-alumínio. Preencha com o sorvete levemente amolecido, coloque a tampa e leve ao congelador por quatro horas ou até o sorvete ficar firme. Na hora de servir, desenforme e regue com calda.
Ingredientes:
1 pacote de biscoito Negresco batido no liquidificador
3 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente
1/4 de xícara (chá) de café bem forte gelado
1 kg de sorvete de creme
Ingredientes para a calda:
1/2 xícara (chá) de café
1/4 de xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo:
Numa tigela, misture os biscoitos com a margarina. Forre o fundo e as laterais de uma forma. Leve ao freezer. Bata o café com o sorvete, despeje sobre a massa. Leve ao freezer.
Ingredientes:
2 colheres (chá) de gelatina em pó
1/4 de xícara (chá) de água fria
1 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1 1/2 colher (sopa) de maisena
1 litro de leite
4 pedras médias de misk socadas (se preferir, use essência de baunilha ou canela a gosto)
Modo de preparo:
Numa tigela pequena, dissolva a gelatina com a água. Deixe hidratar por alguns minutos e leve ao banho-maria, até dissolvê-la. Numa panela, desmanche a maisena com um pouco de leite frio, coloque o açúcar, a gelatina e o restante do leite. Leve ao fogo alto, mexendo até ferver. Abaixe o fogo e, mexendo, cozinhe por 15 minutos ou até engrossar um pouco. Retire do fogo, junte o misk socado, mexa bem e deixe esfriar. Coloque a mistura numa tigela, cubra com filme plástico e leve ao freezer até endurecer. Quando estiver congelado, retire e bata até ficar cremoso. Volte para o freezer e repita essa operação mais uma vez. Bata de novo. Decore com nozes e pistache.
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de água
1/3 de xícara (chá) e 4 colheres (sopa) de açúcar
1 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
8 gemas
100 g de chocolate branco derretido
2 xícaras (chá) e 2 colheres (sopa) de manteiga
200 g de chocolate meio amargo picado
1/2 xícara (chá) de creme de leite
1 1/2 colher (chá) de café solúvel
100 g de chocolate branco picado
2 colheres (sopa) de xarope de milho
250 g de chocolate meio amargo picado
Modo de preparo:
Prepare o creme de caramelo: aqueça a água e 1/3 de xícara (chá) de açúcar até caramelar. Pegue 1 xícara (chá) de creme de leite fresco e junte 4 colheres (sopa) dessa porção. Bata 4 gemas e junte o caramelo. Bata até esfriar. Adicione o chocolate e 1 xícara (chá) de manteiga e bata. Leve à geladeira. Bata o creme de leite restante até firmar. Ponha na forma e leve ao freezer. Creme de chocolate: bata 2 gemas com 2 colheres (sopa) de açúcar. Pegue 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco e leve ao fogo o chocolate com 2 colheres (sopa) do creme. Mexa até derreter. Junte 2 gemas e 2 colheres (sopa) de manteiga. Bata o creme de leite restante até firmar. Adicione à mistura. Ponha na forma e volte ao freezer. Prepare o creme de café: Aqueça metade do creme, o café e o chocolate. Mexa até derreter. Reserve. Bata 2 gemas com o restante do açúcar. Incorpore a mistura de café e 1/2 xícara (chá) de manteiga, e leve à geladeira. Bata o creme de leite restante até firmar e misture ao creme de café. Ponha na forma e leve ao freezer por 3 horas. Prepare a cobertura: Aqueça tudo até derreter e deixe esfriar. Ponha 1/3 na forma e volte ao freezer por 1 hora. Desenforme. Derreta a cobertura restante, esfrie, cubra o doce e recoloque no freezer.
Ingredientes:
1 embalagem de mistura para brownie
1 litro de sorvete de creme
250g de chocolate picado
1 lata de creme de leite sem soro
Modo de preparo:
Prepare o brownie de acordo com as instruções da embalagem. Deixe esfriar, desenforme e coloque em um refratário. Amoleça um pouco o sorvete e distribua sobre o brownie. Leve ao freezer até endurecer o sorvete novamente. Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Misture o creme de leite e espalhe sobre o sorvete. Leve ao freezer por 4 horas. Coloque na geladeira durante 15 minutos antes de servir. Decore com raspas de chocolate.
Ingredientes para o sorvete:
1 abacaxi maduro picado sem o miolo
¾ de xícara (chá) de açúcar
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
1 clara em neve
Ingredientes para o coquinho:
1 coco seco, sem a casquinha escura, cortado em cubinhos
½ xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar
Modo de preparo:
Em uma panela média, coloque o abacaxi e o açúcar e leve ao fogo até ferver. Abaixe a chama e cozinhe por dez minutos, mexendo de vez em quando, ou até ficar transparente. Deixe esfriar. Bata metade do abacaxi no liquidificador com o leite condensado e o creme de leite até ficar homogêneo. Passe para uma tigela e misture o abacaxi restante e a clara em neve, sem bater. Ponha em uma forma ou assadeira, cubra com papel-alumínio e leve ao congelador por seis horas ou até o dia seguinte para endurecer.
Faça o coquinho: Leve ao fogo em uma panela média o coco com a água e o açúcar, mexendo até secar. Misture com vigor até começar a dourar e jogue em uma assadeira para esfriar. Conserve em recipiente com tampa por até cinco dias, em lugar seco e fresco. Sirva o sorvete com o coquinho.
Ingredientes:
2 litros de sorvete de creme
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de nozes picadas
Suco de 1 limão
1 lata de creme de leite
1 e 1/2 xícara (chá) de doce de leite cremoso
Modo de preparo:
Faça uma calda: misture o açúcar e a água. Leve ao fogo e cozinhe até formar uma calda dourada. Retire do fogo e acrescente as nozes e o suco de limão. Despeje em uma superfície lisa e untada e deixe esfriar. Para a cobertura, misture o creme de leite com o doce de leite até ficar uma mistura homogênea. Reserve. Quebre grosseiramente o caramelo de nozes e reserve. Retire o sorvete do freezer e monte em taças individuais o sorvete, o caramelo e despeje a calda. Sirva imediatamente.
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de geléia de framboesa
2/3 de xícara (chá) de nozes bem picadas
1 colher (chá) de casca de limão ralada
1/2 xícara (chá) de suco de limão
3/4 de xícara (chá) de água
1 pote de sorvete de creme ou de nata
Folhas de hortelã para decorar
Modo de preparo:
Numa panela pequena, misture todos os ingredientes, exceto o sorvete, e leve ao fogo até engrossar ligeiramente. Distribua bolas de sorvete nas taças e junte a calda ainda quente. Decore com folhas de hortelã e sirva em seguida.
Ingredientes:
1 envelope de gelatina branca sem sabor (12 g)
5 colheres (sopa) de água
2 potes de iogurte
1/2 xícara (chá) de leite em pó desnatado
1/4 de xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
Modo de preparo:
Hidrate a gelatina sobre a água e leve ao fogo, mexendo até dissolver. Numa tigela, misture os ingredientes restantes. Adicione a gelatina, mexa, cubra e deixe no freezer até firmar. Sirva com com uma calda de chocolate diet pronta.
Ingredientes para o crocante:
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de amendoim torrado, sem pele e picado
Ingredientes para o sorvete:
2 latas de leite condensado
2 xícaras (chá) de leite
4 colheres (sopa) de amido de milho
4 gemas
Modo de preparo do crocante:
Leve ao fogo, em uma panela, o açúcar, mexendo até dissolver. Não deixe ficar muito escuro. Misture a manteiga e o amendoim e jogue sobre uma assadeira forrada com papel-alumínio untado com margarina. Espalhe bem e deixe esfriar. Quebre com um martelo de cozinha em pedaços pequenos. Reserve em recipiente tampado e lugar seco.
Modo de preparo do sorvete:
Leve ao fogo, em uma panela média, o leite condensado com o leite (reserve ½ xícara para dissolver o amido) até ferver. Junte o amido dissolvido com o leite reservado e misturado com as gemas. Mexa até cozinhar e engrossar levemente. Passe para uma assadeira pequena e leve ao congelador até começar a firmar.
Forre uma forma de bolo inglês de 12 x 22 cm com papel-alumínio e coloque 1/3 do creme, metade do pralinê (reserve 3 colheres das de sopa para decorar), outra parte do creme, o pralinê restante e cubra com o creme restante. Leve ao congelador por seis horas ou até ficar bem firme. Na hora de servir, desenforme e decore com o pralinê.
Ingredientes:
250 ml de leite
1 lata de creme de leite
2 gemas
1 xícara (chá) de açúcar
200 g de chocolate meio amargo picado
2 bananas nanicas maduras
Suco de 1 limão
150 g de biscoitos de chocolate
60 g de nozes picadas
200 ml de sorvete de creme
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o leite, o creme de leite e leve ao fogo até levantar fervura. Na batedeira, bata as gemas com 1/4 de xícara de açúcar até formar uma mistura densa. Incorpore no leite ainda quente e volte ao fogo baixo por mais 5 minutos. Desligue o fogo e misture o chocolate picado até derreter totalmente. Em uma panela, coloque a banana, o sumo de limão e o restante do açúcar. Leve ao fogo e caramelize as bananas com cuidado para não desmanchá-las. Deixe esfriar.
Triture os biscoitos com as nozes até forma uma farofa. Em taças individuais, faça camadas de creme de chocolate, banana caramelizada, farofa de biscoito e sorvete. Sirva bem gelado.
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de polpa de manga
1 colher (chá) de liga neutra
4 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de leite em pó
½ xícara (chá) de leite condensado
1 caixa de creme de leite
2 colheres (chá) de emulsificante
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o leite com a manga, a liga neutra, o açúcar e o leite em pó. Coloque em uma assadeira e leve ao congelador por seis horas ou até ficar bem firme. Passe para a batedeira e junte o leite condensado, o creme de leite e o emulsificante. Bata até dobrar de volume. Coloque em recipientes de inox e leve ao congelador até ficar bem firme, como um sorvete industrializado.
Ingredientes:
2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de amendoim torrado sem pele
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
2 claras batidas em neve
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o leite condensado, a margarina, o leite e o amendoim triturado. Leve ao fogo brando mexendo sempre até começar a desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar e misture o creme de leite batido em ponto de chantilly. Incorpore as claras batidas em neve. Distribua em taças individuais ou em um refratário. Leve para gelar.
Ingredientes para o caramelo:
1 ½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água
Ingredientes para o sorvete:
1 xícara (chá) de água fervente
1 caixa de pó de maria-mole
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de leite
1 caixa de creme de leite
Modo de preparo do caramelo:
Leve ao fogo o açúcar e mexa até derreter. Retire da chama, junte a água com cuidado e volte a panela ao fogo deixando ferver até dissolver. Passe em uma forma de bolo inglês média e reserve.
Modo de preparo do sorvete:
No liquidificador, bata a água fervente com o pó para maria-mole. Junte o leite condensado, o leite, o creme de leite e o leite de coco. Coloque na forma com a calda e cubra com papel-alumínio.
Leve ao congelador até ficar bem firme (aproximadamente oito horas). Pouco antes de servir, retire do freezer para amolecer levemente e então desenformar.
Ingredientes:
2 embalagens de cream cheese (300 g)
1 lata de leite condensado
200 g de chocolate meio amargo picado
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 pacote de cookies com gotas de chocolate picado
Manteiga para untar
Modo de preparo:
Na batedeira, vá batendo o cream cheese até ficar cremoso. Acrescente lentamente o leite condensado e continue batendo. Derreta o chocolate meio amargo no micro-ondas ou em banho-maria. Incorpore o chocolate derretido à mistura de cream cheese. Depois, na batedeira, bata o creme de leite até dar ponto de chantili. Misture os cookies e o chantili ao creme de chocolate. Coloque tudo em uma forma retangular levemente untada com manteiga e leve ao freezer até firmar. Desenforme na hora de servir.
Ingredientes:
1 caixa de pudim de baunilha
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
6 cookies de chocolate
Modo de preparo:
Prepare o pudim de acordo com as instruções da embalagem. Reserve. Na batedeira, bata o creme de leite até dar ponto de chantilly e misture no pudim. Acrescente os cookies picados e distribua nas forminhas de picolé. Leve ao freezer e quando começar a endurecer, espete os palitos. Volte ao freezer até endurecer totalmente.
Ingredientes para a calda:
1 xícara (chá) de morangos picados
1/2 xícara (chá) de açúcar
Ingredientes para o sorvetone:
2 latas de creme de leite sem soro
2 latas de leite condensado
400 ml de leite
2 colheres (sopa) de suco de limão
400 gramas de panetone picado
Modo de preparo:
Bata o creme de leite, o leite condensado, o leite e o suco de limão no liquidificador e despeje em uma tigela grande. Adicione o panetone, misturando tudo muito bem. Despeje em uma fôrma redonda grande, untada com um pouco de óleo. Cubra com filme plástico e leve ao freezer por mínimo por 12 horas.
Faça a calda: em uma panela, coloque o morango picado e o açúcar e leve ao fogo, até formar uma calda bem consistente. Desenforme o sorvetone, cubra com a calda e sirva a seguir.
Ingredientes para a massa:
1/4 de xícara de manteiga (50 g)
1/2 xícara de água (120 ml)
1 pitada de sal
1/2 xícara de farinha de trigo (60 g) peneirada
2 ovos
1 1/3 xícara de sorvete de chocolate (270 g - para rechear)
Ingredientes para a calda:
100 g de chocolate meio amargo, partido em pedaços
1/3 de xícara de creme de leite (80 ml)
1/4 de xícara de licor de café (60 ml)
Modo de preparo da massa:
Preaqueça o forno a 180ºC. Numa panela média, derreta a manteiga em fogo alto com a água e o sal. Retire do fogo e acrescente toda a farinha de uma vez. Mexa rapidamente com uma colher de pau. Leve de volta ao fogo sem parar de mexer até obter uma massa que se desprenda do fundo da panela (cerca de 30 segundos). Transfira para uma tigela e junte os ovos, um por vez, batendo bem com uma colher de pau até obter uma massa homogênea. Coloque um pouco da massa num saco de confeitar com bico tipo pitanga pequeno e, sobre uma assadeira retangular grande, faça os profiteroles com 2 cm de diâmetro, deixando 2 cm entre eles. Leve ao forno pré-aquecido até dourar (cerca de 40 minutos). Retire e deixe esfriar na própria fôrma. Corte os profiteroles ao meio na horizontal e recheie cada um com 1 colher (chá) de sorvete. Cubra a assadeira com filme plástico ou papel-alumínio e leve ao congelador de um dia para o outro ou por 6 horas, no mínimo, para ficarem bem firmes.
Prepare a calda: numa tigela refratária apoiada sobre uma panela com água bem quente (não deixe ferver), derreta o chocolate mexendo delicadamente. Junte o creme de leite e o licor e, com uma colher de pau, mexa bem até obter uma mistura homogênea. Reserve em temperatura ambiente.
Distribua os profiteroles em taças de sobremesa e derrame a calda de chocolate por cima. Sirva imediatamente.
Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/4 de xícara (chá) de água
1/2 colher (café) de essência de baunilha
3 gemas
1 lata de creme de leite sem soro gelado
1 1/2 litro de sorvete de flocos
1 litro de sorvete de morango
50 g de coco ralado
Modo de preparo:
Em uma panela, misture o açúcar, a água e a baunilha. Leve ao fogo brando. Bata as gemas e coloque em fio na mistura, mexendo até ferver. Transfira para um refratário e coloque sobre uma travessa com gelo para esfriar rápido. Bata na batedeira até ficar um creme homogêneo e claro. À parte bata o creme de leite até ficar encorpado e misture ao creme. Leve ao freezer. Com filme plástico, forre um refratário fundo de 18 cm de diâmetro com capacidade para 1 litro. Espalhe o sorvete de flocos um pouco amolecido, no fundo e nas laterais do refratário. Leve ao freezer até endurecer. Sobre o sorvete de flocos espalhe o sorvete de morango, também um pouco amolecido. Leve ao freezer até endurecer. Complete com o creme reservado no freezer. Nivele a superfície, cubra com filme plástico e leve ao freezer por no mínimo, quatro horas. Desenforme na hora de servir e cubra com o coco ralado.
Ingredientes para a massa:
3 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de mel
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
50g de manteiga
Ingredientes para o recheio:
2 gemas
3/4 de xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de café solúvel
1/2 xícara (café) de conhaque
200g de manteiga em temperatura ambiente
1 litro de sorvete de flocos
Ingredientes para a cobertura:
400g de chocolate ao leite picado
4 colheres (sopa) de creme de leite
Modo de preparo:
Na batedeira bata os ovos e o açúcar. Adicione o mel e continue batendo até obter um creme firme e claro. Continue batendo, junte a farinha de trigo e a manteiga. Coloque em uma assadeira de 25cm X 35cm forrada com papel manteiga. Asse no forno preaquecido a 200ºC até dourar. Deixe esfriar e desenforme.
Faça o recheio: Na batedeira, bata as gemas e o açúcar até formar um creme firme e homogêneo. Misture o café solúvel com o conhaque e incorpore ao creme. Em outra tigela, bata a manteiga até ficar firme e misture ao creme de café.
Faça o creme de chocolate: Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas e misture o creme de leite.
Montagem:
Corte a massa em três partes no sentido vertical. Forre uma fôrma retangular do mesmo tamanho dos pedaços de bolo com filme plástico, deixando sobra nas laterais para poder desenformar. Coloque na fôrma um pedaço de bolo, por cima o sorvete, outra parte do bolo e o creme de café. Coloque a última parte do bolo, pressione um pouco com as mãos para moldar no formato da fôrma. Cubra com o creme de chocolate e leve ao freezer no mínimo por 3 horas antes de servir. Receitas: Site M de Mulher

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia