Gastronomia

Dicas: aprenda a fazer uma sopa mais encorpada e saborosa

Você já pode testar as orientações preparando uma sopa de cebola com torrada gratinada

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Já sabe o que vai comer hoje? Uma opção é preparar uma sopa de cebola com torrada gratinada. Para te ajudar a deixar o alimento mais encorpado, enriquecido e saboroso, a Fortaleza listou algumas dicas, que valem para qualquer tipo sopa.

Sopa de cebola com torrada gratinada (Foto: divulgação / Fortaleza)

Confira as dicas para deixar a sopa mais saborosa:

 1 - Para engrossar o caldo com gema de ovo ou outra proteína animal não cozida, cuidado para não esquentar demais e coalhar as proteínas. Antes de ferver, acrescente aos poucos pequenas quantidades dos ingredientes para esquentá-los gradualmente, então misture tudo e cozinhe devagar até a sopa ficar mais encorpada;

2 - Para engrossar com creme de leite, use creme de leite fresco ou creme fraîche com alto teor de gordura. Isso impede a formação de grumos, mesmo fervidos. Se usar creme de leite light ou outros tipos de laticínios (sour cream, iogurte, manteiga, etc), acrescente estes ingredientes apenas no último minuto em temperatura baixa;

3 - Para reduzir o risco de coalhar, escolha receitas com farinha, que ajudam a proteger as proteínas da coagulação e evita que o creme de leite solte gordura;

4-  Sempre acrescente os ingredientes não cozidas na sopa em fogo baixo e em etapas para evitar cozinhá-los demais ou de menos. Primeiro, os cereais ou ingredientes firmes, como cenouras ou aipos, depois as cebolas ou outros legumes, a proteína (carnes ou frangos), o arroz ou a massa, e por último, as folhas e frutos do mar, que são mais delicados.

5 -  Mantenha a panela tampada e aquecida na hora de servir, assim a sopa não esfria e nem perde a consistência desejada.


Sopa de Cebola Com Torrada Gratinada

Ingredientes:


- 8 torradas integral
- 8 cebolas cortadas em tirinhas
- 3 colheres de Margarina
- 1 xícara de vinho branco
- 1 xícara de queijo muçarela ralado grosso
- ½ xícara de bacon em cubos
- 2 colheres de Farinha de Trigo (sem fermento)
- 5 xícaras de caldo de carne
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparo:


- Coloque em uma panela, em fogo baixo, a margarina e deixe derreter, depois acrescente a cebola (deixe refogar por mais ou menos 15 minutos ou até ficarem macias).
- Junte o vinho branco e raspe o fundo da panela, até o líquido evaporar.
- Adicione o bacon e deixe soltar um pouco da gordura.
- Polvilhe o trigo e mexa durante 2 minutos.
- Junte o caldo de carne, tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo, mexendo sempre.
- Preaqueça em forno a 200ºC.
- Coloque a sopa em quatro refratários individuais.
- No centro da sopa, coloque 2 torradas integrais Fortaleza. Polvilhe o queijo muçarela e leve-as ao forno até derreter o queijo. Sirva em seguida.
 

Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 50 minutos