Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Documentário comemora 25 anos do maior jantar secreto do mundo

Grupo de pessoas se reúne todo ano para jantar ao ar livre em locais públicos divulgados em cima da hora

• 12/09/2013 às 9:57 • Atualizada em 27/08/2022 às 16:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Em 1988, o francês François Pasquier se juntou a um grupo de pessoas para jantar ao ar livre no Parque de Boulogne, em Paris. Para que pudessem ser reconhecidos na multidão, eles decidiram vestir branco. O encontro deu tão certo que um outro jantar foi organizado novamente no ano seguinte.
Neste ano, no 25º aniversário do evento, foi lançado o documentário Dîner em Blanc, dirigido por Jennifer Ash Rudick. O filme conta a história de Pasquier e mostra como um jantar entre amigos se tornou um dos eventos mais disputados de Paris.
Hoje, o jantar é organizado em 40 cidades do mundo todo, com mais de 100 mil membors partipantes. Os jantares reúnem, em Paris, 15 mil pessoas por ano, em locais como a base da Torre Eiffel, a pirâmide do Museu do Louvre e o castelo de Versailles.
Mas participar do jantar não é tão fácil assim. Quem quiser fazer parte do evento deve ser convidado por uma pessoa que já tenha participado antes ou entrar na lista de espera do site. O jantar acontece sempre em um local movimentado que é divulgado pouco antes do horário marcado, para que as autoridades não tentem impedir o encontro. Cada convidado deve levar sua própria comida, sua própria mesa e pratos de porcelana ou prataria fina (copos e talheres de plástico não são permitidos). Para beber, cerveja não é bem vista. Apenas vinhos e espumantes devem ser inclusos no jantar. Cada pessoa deve levar um convidado, de preferência do sexo oposto, e todos devem usar roupas brancas. Veja também: As comidas mais caras do mundo Sorvetes com sabores brasileiros fazem sucesso em Londres
Mesmo com todas as regras, o evento é disputado: a próxima edição do jantar em Nova York teve dois mil inscritos em menos de duas horas.
A diretora Jennifer Ash Rudick conheceu o Dîner en Blanc por meio de um amigo e filmou o evento promovido pelos membros na Catedral de Notre-Dame. Ela está divulgando o documentário em várias mostras pelo mundo e o colocou disponível para download.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia