Gastronomia

Drinques Juninos: sommelier ensina receitas com gin e cachaça

Aproveite para inovar na cozinha e testar novas bebidas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Quer testar bebidas novas? Para o São João ou esquente do fim de semana, o sommelier de cachaça Paulo Carvalho, parceiro da empresa baiana de bebidas, Paramana Gin, ensinou duas receitas de drinques com gin e cachaça. 

Foto: divulgação

Batizada de Arraiá Paramana, a bebida que leva gin na mistura combina as notas tropicais do coentro, acaçuz, do zimbro e da angélica do gin com os toques de laranja e a versatilidade do licor Cointreau, criando uma bebida refrescante e de aroma suave.

“Numa taça com gelo, colocamos 50ml do gin, 30ml do licor e 300ml de água gaseificada. Para trazer um amargor ao drinque, batemos uma cerveja estilo ipa no liquidificador e acrescentamos apenas a sua espuma por cima da bebida. Por fim, decoramos com raspas de limão e gengibre”, conta. 

Já para os apreciadores de uma boa cachaça, o drinque, batizado de São João da Guarda, traz para a caipirinha a lembrança de um tradicional quentão. A bebida propõe a mistura do sabor tradicional da rapadura, do gengibre, do limão taiti e da cachaça destilada. 

“A cachaça e a rapadura são itens clássicos na mesa dos brasileiros, além do gengibre e do limão. A facilidade de acesso aos ingredientes é uma das ideias principais para esse drink”, explica o sommelier. “Separe 2 fatias de gengibre em um copo e macere antes de incluir 1 limão cortado em rodelas e 70 gramas da rapadura já ralada em flocos. Maceramos novamente. Desta vez, apenas o suficiente para extrair o caldo do limão. Então incluímos o gelo e a cachaça, mexendo até que o drinque fique bem homogêneo”, conta o especialista. Na decoração, a opção é utilizar a rapadura ralada e uma rodela de limão.