Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

É diabético? Chef ensina a fazer brigadeiro sem açúcar

Doce também pode ser consumido por quem tem intolerância a glúten ou lactose

• 05/11/2014 às 14:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 19:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Quem é que não gosta de brigadeiro? O tradicional docinho brasileiro é presença marcada em festas, reuniões de amigas e até naquela hora da tarde que dá vontade de comer doce. No entanto, por ser feito com leite condensado, algumas pessoas, como os diabéticos e os intolerantes a lactose, não podem comer o famoso brigadeiro.
Doce pode ser consumido por quem tem diabetes e intolerância a glúten ou lactose
Por isso, a chef Lidiane Barbosa criou uma receita do doce especialmente para quem tem essas restrições. O brigadeiro é feito com extrato de inhame, que também pode ser feito em casa (e você confere a receita logo abaixo), chocolate especial e biomassa de banana verde. Tudo bem que a receita não é tão fácil quanto a tradicional e leva alguns ingredientes espaciais, mas quem já provou brigadeiro sabe que não tem como o doce não ser gostoso. Veja também:
Ingredientes:
1 copo de extrato de inhame [veja a receita logo abaixo]
100 gr de chocolate 50 % cacau - sem açúcar, sem glúten e sem leite – ralado
1 colher de sopa de açúcar de coc
3 colheres de sopa de biomassa de banana verde
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao forno baixo, mexendo sempre até desgrudar. Derrame a massa em um refratário e leve ao congelador por uma hora. Retire e faça bolinhas. Passe no chocolate utilizado na receita, ou no coco ralado sem açúcar, ou ainda em amêndoas picadas. Rende 15 brigadeiros.
Ingredientes:
1 inhame médio
1 coco seco
4 xícaras de água filtrada
Modo de preparo:
Descasque o inhame, corte em pedaços grandes e coloque em um bowl. Tire a "carne" do coco, corte em pedaços grandes, coloque nesse mesmo bowl e acrescente água suficiente para cobrir o inhame e o coco. Deixe por oito horas na geladeira. Após isso, despreze essa água e leve o inhame e o coco ao liquidificador com as quatro xícaras de água filtrada. Bata bem e coe. Ficará a parte sólida e a liquida. A parte líquida será o "leite". Armazene esse "leite" por três dias na geladeira e três meses no congelador. Se quiser agregar cálcio ao seu "leite" de inhame, acrescente quatro colheres de sopa de gergelim na hora de bater. Receitas: chef Lidiane Barbosa

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia