Gastronomia

Em 5 minutos: aprenda a fazer o famoso bolo de caneca

Com poucos ingredientes é possível ter um prato para o lanche da tarde ou jantar

Redação iBahia (redacao@ibahia.com)

O bolo de micro-ondas é aquele "quebra-galho" para os dias em que bate preguiça de cozinhar ou que é preciso fazer uma refeição em pouco tempo. Conhecido também como bolo de micro-ondas ou bolo de copinho, em cinco minutos é possível ter uma verdadeira delícia em mãos. A receita do site Panelinha ensina a fazer a versão de chocolate, com cacau em pó, e ainda pode servir até três bolinhos a depender da medida dos ingredientes. 

Confira e bom apetite! 

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO

1. Numa tigela pequena, que vá ao micro-ondas, coloque a manteiga. Leve para derreter por 30 segundos, até que a manteiga fique líquida. Meça novamente as 3 colheres (com a manteiga já derretida) e transfira para uma tigela média. Se preferir, pode usar óleo. 

2. Na tigela com a manteiga derretida, junte o leite e o ovo. Misture bem, com um batedor de arame ou com um garfo. 

3. Junte o açúcar, o cacau, a farinha e o fermento. Misture vigorosamente, até que a massa fique lisa. 

4. Divida a massa em 3 xícaras (ou copinhos), sem deixar ultrapassar ⅔ da capacidade. Leve as xícaras ao micro-ondas, na potência máxima, para rodar por 3 minutos. Se quiser, para facilitar, coloque as xícaras num prato dentro do forno.

5. MUITO CUIDADO na hora de tirar os copinhos, eles ficam bem quentes. Se for servir para crianças, espere esfriar um pouco.

FORNO CONVENCIONAL

Se você preferir, pode assar os bolinhos no forno convencional preaquecido a 180 ºC (temperatura média) por 15 minutos.