Gastronomia

Para começar bem o ano: aprenda a fazer salada no pote detox e limpe o organismo

Confira dicas e veja as melhores opções de receitas para fazer em casa

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Exagerou no final de semana e deseja voltar pra dieta na segunda-feira? Salada no pote é uma excelente opção. Além de ser saudável e leve, essa comida também é fácil e prática de preparar. Confira dicas para montar a salada e veja as melhores receitas para fazer em casa:

Foto: Divulgação

1ª camada: o molho
Escolha um molho bem leve e com poucas calorias para colocar no fundo do pote. Antes de consumir a salada, lembre-se de agitar o recipiente, pois assim todos os ingredientes vão incorporar o molho.

2ª camada: os legumes
Para deixar a salada mais saborosa e nutritiva, vale à pena fazer uma camada com legumes picados ou ralados. Esses ingredientes são ricos em vitaminas e sais minerais, por isso contribuem com a saúde e ajudam a desintoxicar o organismo.

3ª camada: vegetais folhosos
Ao colocar os vegetais folhosos por último no pote, é possível impedir o contato direto com o molho. Dessa forma, as folhas não murcham com tanta facilidade.

Camada opcional: proteína

Poucas pessoas sabem, mas uma salada de pote pode valer por uma refeição. Para que isso seja possível, você só precisa acrescentar uma camada com algum tipo de proteína. Atum ou frango desfiado são opções interessantes.

Quer deixar a salada de pote muito mais nutritiva? Então salpique um pouco de linhaça, chia ou gergelim sobre as folhas verdes. Outra dica é acrescentar pedacinhos de frutas, como abacaxi, manga ou morango.

Salada de frango

Ingredientes
Suco de 1 limão
1 colher (chá) de mel
3 colheres de azeite
2 colheres de mostarda Dijon
Tomilho a gosto
Peito de frango em tiras
Milho cozido
Rabanete em rodelas
Rúcula
Alface

Modo de preparo
Prepare um molho à base de suco de limão, mostarda, mel, azeite e tomilho. Em seguida, coloque a mistura no pote, formando a primeira camada da salada. Monte a segunda camada com milho cozido, tiras de peito de frango e rodelas de rabanete. Finalize com folhas de rúcula e alface.

A salada de pote pode ser uma grande aliada da dieta, desde que você use-a para fazer substituições inteligentes na dieta. Para melhorar os resultados do emagrecimento, procure praticar exercícios regularmente.