Gastronomia

Faça diferente este ano: confira receita de pizza de Páscoa

Receita pode ser preparada com massa artesanal de chocolate ou sobre um disco de pizza pré-pronto

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Que tal inovar na celebração da Páscoa este ano? O chef Gino Contin sugere uma pizza de Páscoa que combina chocolate com marshmallow. A receita pode ser preparada com massa artesanal de chocolate ou sobre um disco de pizza pré-pronto. O importante é caprichar no recheio. 

O chocolate que será aplicado sobre a massa pode ser um ganache, feito em casa, combinando partes iguais de chocolate meio amargo derretido com creme de leite. Se preferir, você pode ainda usar Nutella ou chocolates forneáveis em bisnaga.

Já, os marshmallows, quando vão ao forno mudam de consistência e ficam douradinhos por fora e cremosos por dentro se misturando perfeitamente com o chocolate.

Pizza de Páscoa | Foto: divulgação / Chef Gino Contin

Confira o passo a passo da receita: 


Massa doce de chocolate 


Ingredientes:

Massa:

900 g de farinha napolitana

100 g de chocolate em pó 50%

600 g de água

1 colher de mel

20 g de sal

2g de fermento seco

Modo de preparo:

Massa: Separe um pouco da água para dissolver o sal. Coloque o restante da água numa tigela e acrescente os ingredientes secos aos poucos. Quando chegar na metade dos ingredientes, coloque a água com sal e depois o restante da farinha. Sove a massa e deixe descansar em recipiente fechado por 12h. Caso queira fazer longa fermentação, deixe por mais 12 horas na geladeira. Divida a massa fermentada em quatro partes e boleie. Polvilhe uma superfície com semolina ou fubá e abra uma das partes da massa com as mãos marcando a borda da pizza com os dedos.

Cobertura:

350 g de massa de longa fermentação para pizza napolitana ou um disco de pizza pré-assado

150 g de marshmallows

150g de ganache de chocolate ou chocolate forneável

Chocolate em pó 50% à gosto

Modo de preparo:

1ª Parte pré-assar a massa: abra a massa com 35 cm, faça pequenos furos na superfície e asse. Tire a massa ainda macia para não ficar seca.2ª Parte aplicar o chocolate: passe o chocolate sobre toda a superfície espalhando com uma espátula, respeitando a borda. 3ª Parte aplicar os marshmallows: conte os marshmallows ao meio com uma tesoura, coloque sobre a pizza de maneira circular com uma mandala. 4ª Parte asse os marshmallows: volte a pizza ao forno para assar os marshmallows. Fique atendo, pois, esse processo é bem rápido. Se tiver maçarico pode dourar os marshmallows com ele, deixando a chama distante. Finalização: se preferir pode aplicar um pouco do pó de chocolate por cima da pizza.

Preparo: 20 minutos

Cozimento: 5 minutos em forno napolitano