Gastronomia

Faculdade de Salvador sediará 1º Encontro de Chefs da Bahia

Edição baiana faz parte de um grande projeto de vários eventos gastronômicos que acontecem em diversos estados brasileiros

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A Faculdade Batista Brasileira (FBB) sediará o 1º Encontro de Chefs da Bahia, o ENCHEFS-BA 2019, que acontecerá entre os dias 16 e 20 de dezembro e, entre outras atividades, realizará um concurso para chefs na categoria profissional e estudante. A edição baiana faz parte de um grande projeto de vários eventos gastronômicos que acontecem em diversos estados brasileiros.

As inscrições para o concurso estão abertas, através do site, até dia 25 de Novembro. A categoria profissional é restrita a chefs e cozinheiros com pelo menos quatro anos de experiência no mercado. Já a categoria estudantil é voltada para estudantes de gastronomia, nutrição ou curso profissionalizante na área de gastronomia com pelo menos 180h de duração.

Foto: Divulgação
Na categoria profissional, o primeiro colocado do concurso, além de conquistar o título de vencedor do 1º ENCHEFS-BA, será um dos três Chefs indicados para representar a Bahia no Prêmio Nacional Dólmã 2020 que acontecerá durante o ENCHEFS-PI em Teresina, em março de 2020.

O Prêmio Dólmã é um dos prêmios de gastronomia mais importantes do país. Seu ganhador recebe no ano seguinte a honraria de Chef Embaixador da Gastronomia Brasileira, representando seu estado. Atualmente, apenas seis chefs que representam a Bahia possuem o título de Embaixador: Beto Pimentel, Tereza Paim, Bruno Tupinambá, Fabrício Lemos, Dadá e Edinho Engel.

A edição baiana de 2010 tem a supervisão do Chef Embaixador da Gastronomia Brasileira Bruno Tupinambá, ganhador do prêmio nacional Dólmã no ano passado representando a Bahia.

“O concurso é uma grande oportunidade para profissionais e estudantes mostrarem seu talento. Conseguir realizar o 1º ENCHEFS BAHIA é a concretização de um sonho, mas não só isso é poder impulsionar a gastronomia de nosso estado. A Bahia é um dos maiores polos gastronômicos de nosso país, onde se encontram saberes e sabores de todo o mundo”. Destaca o chef e coordenador do curso de Gastronomia da FBB, Bruno Tupinambá.

O tema do concurso em sua primeira edição valoriza as regiões turísticas da Bahia. O candidato terá de escolher uma das 13 regiões turísticas da Bahia, criar um prato autoral ou reinventar um clássico já existente.

O Concurso acontecerá na cozinha técnica do Curso de Tecnologia em Gastronomia da FBB. Os candidatos selecionados terão a oportunidade de nos dias 16 e 17 de janeiro, executarem seus preparos para jurados profissionais e convidados, avaliarem e julgarem seus preparos elegendo os vencedores de cada categoria. O resultado do concurso será no dia 20 de Dezembro.