Gastronomia

Fondue de coxinha vira febre em bares no Brasil; aprenda a fazer

Brasileiros resolveram unir a iguaria suíça ao quitute que é paixão nacional

Redação iBahia (variedades@portalibahia.com.br)

Quando você pensa que não pode melhorar, vem alguém e inventa o fondue de coxinha. Isso mesmo que você leu, fondue de coxinha. A iguaria viralizou nas redes sociais na última semana e já ganhou adeptos em todo o Brasil. Trata-se do salgadinho de festa mais querido pela população mergulhado em um creme de queijo. 

(Reprodução: Instagram)

Alguns bares e botecos já aderiram a nova moda que promete ser a queridinha nos tempos de frio. A novidade é servida da mesma forma que o prato suíço, o aparelho de fondue aquece o queijo e várias coxinhas são servidas em uma bandeja em tamanho menor para que o cliente possa mergulha-la no creme.

Se você prefere comer a coxinha no conforto da sua casa assistindo um filminho embaixo das cobertas, confira a receita e aprenda como reproduzir o prato:

Fondue de coxinha

Ingredientes

Para as coxinhas (rende 35 unidades)

Massa

50 g de margarina 

1/2 xícara (chá) de caldo de frango 

1 xícara (chá) de leite

100 g de creme de leite

2 1/2 (chá) de farinha de trigo 

Recheio  

50 g de margarina

1 cebola média ralada

250 g de frango cozido desfiado

50 g de massa de tomate

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1 pitada de pimenta-do-reino 

1/4 xícara (chá) de salsinha picada

Sal a gosto 

Montagem   

1/4 xícara (chá) de leite 

1/2 xícara (chá) de farinha de rosca

Óleo para fritar quanto baste

Molho

2 xícaras (chá) de requeijão sem amido

1 xícara (chá) de vinho branco seco

Modo de preparo       

Prepare a massa: aqueça a margarina, junte os líquidos, o creme de leite e espere ferver. Jogue a farinha toda de uma vez e cozinhar bem, mexendo sempre. Retire a massa do fogo, sove até alisar bem e amornar. Cubra com papel filme e reserve.

Prepare o recheio: Derreta a margarina, refogue a cebola ralada e o frango desfiado. Junte a massa de tomate, a salsinha e acerte o tempero. Acrescente a farinha de trigo em chuva e mexa para engrossar.

Montagem: faça bolinhas de 20 g de massa, recheie e dê o formato de coxinha. Passe na farinha de rosca, no leite e na farinha de rosca novamente. Congele. Aqueça o óleo em temperatura média, frite e reserve. Prepare o molho: misture tudo e aqueça. Sirva em um rechaud com palitos de churrasco para espetar as coxinhas e mergulhar no molho.