Gastronomia

Fondue de queijo: dicas de preparo e acompanhamentos

Neste inverno, aprenda a fazer o prato que combina com os dias mais frios

Da editoria de Conteúdos Especiais

O fondue de queijo combina com dias mais frios e vai bem tanto em uma noite a dois como em uma reunião de amigos. No entanto, quem vai preparar a receita em casa pode ter algumas dúvidas sobre o preparo.

Não há nenhum queijo que não possa ser usado no fondue. Há apenas os mais indicados, que são os chamados propiônicos (aqueles de massa aberta que possuem buraquinhos), como o Estepe, Emental e Gruyére. Depois de escolher um deles, basta agregá-lo a um queijo que esteja supermaturado (perto do término do prazo de validade). 


Veja também:

Veja dicas para combinar queijos e vinhos


O acompanhamento mais tradicional para o fondue de queijo é o pão. O ideal é uma baguete francesa fatiada de maneira que todos os pedaços tenham casca. Além do pão, também podem ser servidos cubos de presunto, champingnons, salsicha e batatas cozidas.


Na hora de preparar, prefira a panela de cerâmica, que aquece a mistura de maneira uniforme.


Para beber, o mais indicado é um vinho branco, que é mais adstringente e digestivo.


Para a sobremesa, receitas que levam frutas são a melhor opção. Evite servir derivados do leite, já que o ingrediente marca presença no prato principal.








Ingredientes:

200g de queijo emmental ralado

200g de queijo gruyère ralado

1 dente de alho

200ml de vinho branco

1 cálice de licor de Kirsch

1 colher de chá de amido de milho

pimenta e noz-moscada a gosto

Modo de preparo:

No fogão, preaqueça a panela em fogo baixo. Amasse ligeiramente o alho e esfregue-o, com a ajuda de um garfo, na parte interna da panela. Depois, despeje o vinho branco e espere ferver. Aos poucos, adicione os queijos, mexendo com uma colher. Dilua o amido de milho no Kirsch e acrescente ao creme. Tempere com a pimenta e a noz-moscada. Deixe ferver até engrossar, sem parar de mexer. Por fim, transfira a panela para o réchaud e sirva o fondue com pão italiano em cubinhos.


Receita: Restaurante Florina/Folha de São Paulo