Gastronomia

Geladeira vazia? Veja cinco receitas saudáveis e práticas para fazer com ovo

A lista tem opção para todos os gostos - doces e salgadas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer preparar um receita diferente mesmo sem tanta coisa na despensa? Aproveite a versatilidade do ovo para inovar na cozinha. O iBahia separou cinco receitas práticas para fazer com o ovo, com sugestões da Freeletics Nutrition. A lista tem opção para todos os gostos - doces e salgadas. Confira:

1. Ovos com mostarda

Ingredientes:


4 ovos cozidos
2 colheres de sopa de mostarda
100g de queijo cottage
2 colheres de sobremesa de endro picado (fresco ou desidratado)

Modo de preparo:

Divida os ovos cozidos ao meio e retire a gema. Misture a gema com a mostarda dijon o queijo cottage e metade do endro. Encha as claras com a mistura acima e salpique o resto do endro.

2. Ovocate

Ingredientes:

2 ovos
1 abacate
sal, pimenta e temperos a gosto


Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 210°C. Corte o abacate ao meio e retire o caroço. Corte fora uma fatia fina do lado de baixo do abacate de modo que sua base fique plana na forma. Quebre um ovo na tigela, e despeje o quanto quiser no buraco do abacate - se necessário, abra um buraco maior. Repita na outra metade. Coloque as metades do abacate em uma assadeira e asse por 15 minutos. Retire do forno e tempere como desejado.


3. Crepioca de Beterraba

Ingredientes:

1 ovo
2 colheres (sopa) de goma para tapioca hidratada
2 colheres (sopa) de beterraba crua ralada

Modo de preparo:
Bata o ovo e misture bem os outros ingredientes. Espalhe numa frigideira antiaderente pequena e bem aquecida. Doure dos dois lados. Como recheio, você pode optar por misturas doces ou salgadas (se for uma receita salgada, inclua sal na receita, se for doce, você pode colocar mel, chocolate ou qualquer tipo de adoçante).

4.Muffins de banana simples

Ingredientes:

3 ovos
½ banana madura
150g de frutas vermelhas (frescas ou congeladas)
1 colher de chá de óleo de coco

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 200°C. Amasse as bananas com um garfo ou um mix e bata com os ovos. Unte 9 forminhas de muffin com o óleo de côco e coloque as framboesas nelas. Coloque a mistura de bananas e ovos nas formas até a metade e asse durante 15 min na prateleira do meio do forno.

5. Panqueca com massa de banana fit sem farinha

Ingredientes:


1 banana madura;
2 ovos;
1 colher de sobremesa de melado;
1 colher de café de fermento químico.

Modo de preparo:

Com um garfo, amasse bem a banana em uma tigela, em seguida adicione os ovos e misture bem. Adicione o melado, o fermento e misture com suavidade. Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque a massa aos poucos, dourando dos dois lados. Sirva os discos de panqueca em seguida!