Gastronomia

Henrique Fogaça ensina a fazer receita com camarão para o Dia dos Namorados

Chef dá uma forcinha e ensina prato especial para quem deseja surpreender na cozinha

Agência O Globo

 Sem inspiração para o jantar do Dia dos Namorados? O chef Henrique Fogaça dá uma forcinha e ensina a receita de camarão e vieira com creme de castanhas e pupunha, que está no cardápio do seu restaurante Sal Gastronomia.

Foto: Elvis Fernandes / Divulgação




- É uma receita ideal para o Dia dos Namorados,  cheia de ingredientes considerados afrodisíacos como castanha, pimenta, coentro e camarão - ressalta Fogaça.

Camarão e Viera com Creme de castanhas:

Ingredientes
4 camarões

4 vieiras

250g de castanha do Pará

500ml de creme de leite fresco

30g de cebola picada

20g de manteiga

300g de palmito pupunha in natura

50ml de azeite

Broto de coentro a gosto

Pimenta do reino a gosto

Sal a gosto

Modo de preparo do creme de castanha:

Em uma panela acrescente a manteiga e, quando derreter, junte a cebola picada. Deixe murchar e junte a castanha do Pará e adicione o creme de leite. Quando chegar no seu ponto de ebulição tire a panela do fogo e transfira os ingredientes para um liquidificador, batendo  até  ficar homogêneo. Coe, ajuste o sal e reserve.

Modo de preparo do palmito pupunha:
Regue o azeite no palmito e salpique o sal e a pimenta e envolva-o no papel alumínio. Asse na temperatura de 180º graus por aproximadamente 1h30 até o interior ficar macio. Esfrie e corte em rodelas de aproximadamente 2cm de espessura.

Montagem e finalização:
Em uma frigideira coloque o azeite e, quando estiver quente, adicione o camarão e a vieira já temperados com sal e pimenta. Sele os ingredientes por dois minutos de cada lado. Esquente o palmito e creme em uma panelinha.

Em um prato fundo coloque o palmito, adicionando o creme por cima e cuidadosamente o camarão em cima do palmito e a viera ao lado. Finalize com brotos de coentro e sirva.