Gastronomia

Hora do almoço: aprenda a fazer bacalhau ao forno com creme

Veja os ingredientes e o modo de preparo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Está em dúvida no que preparar para o almoço? Que tal preparar bacalhau ao forno com creme? A receita é simples e prática. Veja aqui os ingredientes que você irá precisar e o modo de preparo:

Ingredientes

400 gramas de bacalhau dessalgado em lascas
1 kilo de batatas médias
1 lata de creme de leite
3 colheres de sopa de leite
4 colheres de sopa de molho de tomate
1 dente de alho picado
1 cebola picada
1 xícara de chá de cebolinha fatiada
sal e azeite a gosto
azeitonas pretas a gosto

Modo de Preparo

Para dessalgar o bacalhau, coloque os pedaços do peixe em um pote com água até cobrir, tampe e leve à geladeira por 24h, trocando a água três vezes durante esse período. Depois de dessalgado, desfie o bacalhau em lascas.

Coloque as batatas em uma panela com água e sal a gosto e leve ao fogo para cozinhar. Quando espetar um garfo e ele entrar com facilidade, estarão no ponto certo. Desligue o fogo, escorra a água e deixe amornar. Descasque as batatas e fatie em gomos. Reserve.

Aqueça uma panela com um fio de azeite e refogue a cebola, o alho, a cebolinha e sal a gosto. Junte o creme de leite, o leite e o molho de tomate e cozinhe, em fogo baixo, até engrossar. Desligue o fogo e reserve.

Em um refratário, disponha os gomos de batata, as lascas de bacalhau, despeje o molho por cima e finalize com as azeitonas pretas. Leve ao forno, preaquecido a 200 graus, por cerca de 25 minutos. Sirva em seguida.