Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Horta caseira de temperos é fácil de ser cultivada; veja dicas

Cultivar ervas orgânicas é bom para saúde e para o bem estar da família

• 27/12/2013 às 9:44 • Atualizada em 27/08/2022 às 1:49 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Cultivar uma horta caseira é bom para a saúde e bem-estar da família. Os alimentos plantados em casa são livres de agrotóxicos e aumentam o contato com a natureza, além de ajudar a economizar no mercado. Mesmo quem mora em pequenos apartamentos pode cultivar alimentos orgânicos, já que a quantidade de plantas pode ser adaptada ao espaço.
A hortinha caseira, onde geralmente se planta temperos, pode ser feita em jardineiras. Ela é suficiente para um bom apanhado de diferentes ervas, como hortelã, alecrim, manjericão, sálvia, orégano, tomilho, pimenta e salsão, que são as que mais se adaptam ao nosso clima e precisam estar espaçadas na terra. Para que as plantas cresçam saudáveis, basta que a jardineira esteja em um lugar onde possa tomar pelo menos duas horas de sol diariamente e que seja drenada com pedrinhas no fundo. Os temperos precisam ser regados todos os dias, sempre no início da manhã ou no final da noite.
Os temperos cultivados em casa podem ser consumidos logo após a colheita. Leia mais sobre alguns tipos de tempero e escolha o que mais combina com o seu dia a dia:
ManjericãoPrefere temperaturas mais altas ou, pelo menos, amenas. É bom se informar sobre as peculiaridades dos diferentes tipos. O manjericão roxo, por exemplo, não gosta de muito sol. É ótimo para acompanhar pratos da cozinha italiana, como pizzas e molhos para massas.
AlecrimComo é uma planta muito resistente, é ideal para quem não tem muito tempo para cuidar da horta. Adaptado a climas mais quentes e secos, pode passar até três dias sem ser regado. É ideal para temperar carnes, especialmente peixe e frango.
SalsãoResiste bem ao inverno e precisa ser regada diariamente para se desenvolver. Usada em sopas, saladas, omeletes e sanduíches.
HortelãComo as raízes são mais profundas que as das demais ervas, deve-se sempre plantá-la sozinha em um vaso, para não prejudicar o desenvolvimento das outras plantas. Bastante apreciada pela culinária árabe, vai bem em assados e grelhados e pode ser usada na decoração de pratos e no preparo de chás.
OréganoSe adapta bem em vários ambientes e exige pouca água para se desenvolver. Conhecido por seu uso em pizzas, o orégano também pode ser utilizado em molhos e assados.
Pimenta Resistente, é uma planta que gosta de espaço para se desenvolver. Vale a pena plantá-la sozinha na floreira, para que consiga crescer rapidamente. Com seu sabor picante, vai bem em molhos, conservas e temperos.
SálviaResiste bem às baixas temperaturas, então se dá bem no inverno. É ideal para quem não tem muito tempo para cuidar, porque pode ser regada a cada dois dias. É usada principalmente para a decoração de pratos e para temperar carnes mais gordurosas, como carne de caça.
TomilhoÉ do tipo que não gosta de muita água e pode ser regado a cada dois dias. Uma dica importante: quanto menor a umidade no vaso, mais cheiroso o tomilho fica. Usado principalmente em ensopados e molhos à base de vinho.
Confira algumas receitas com ervas que podem ser cultivadas em casa:
Ingredientes:
500gr de batatas
2 dentes de alho
azeite q.b.
2 hastes de alecrim fresco
sal e pimenta
Modo de preparo:
Lave e descasque as batatas. Corte-as em cubinhos pequenos e leve-as a cozer em água temperada de sal durante 10 minutos. Entretanto ligue o forno e regule-o para os 180ºC. Num almofariz esmague as folhas do alecrim juntamente com um pouco de sal e pimenta. Coloque depois num tabuleiro o azeite, as batatas previamente escorridas, o alecrim e os alhos esmagados e envolva bem. Leve ao forno até as batatas estarem douradinhas. Acompanhe com carne assada ou grelhada.
Ingredientes:
4 tomates picados
1 ramo de tomilho fresco
1 pitada de açúcar
1 dente de alho picado
1/2 chávena (chá) de azeite
Modo de preparo:
No liquidificador, bata os tomates até desmancharem e despeje numa panela. Adicione o tomilho, o açúcar e o alho. Leve ao fogo baixo e deixe ferver até reduzir pela metade. Então adicione o azeite e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Aguarde arrefecer e coe num pano limpo. Transfira o líquido coado para um vidro com tampa e conserve no frigorífico.
Ingredientes:
1 copo de iogurte desnatado
1 colher (sopa) de hortelã-menta picada finamente
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino preta
1 colher (chá) de azeite de oliva
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes. Sirva sobre salada de folhas. Fonte: Jardineiro.net Receitas: Aromáticas Vivas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia