Gastronomia

Inove na sobremesa: aprenda a receita de pavê de ovos

Receita é simples e rende até 10 porções

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Pensando no que preparar para a sobremesa? Você pode aprender a fazer pavê de ovos. A receita é simples e rende até 10 porções. Confira o passo a passo completo:

Ingredientes 

400 gramas de ameixa seca sem caroço
2 xícaras de chá de açúcar cristal ou refinado
460 mililitros de água
10 gemas peneiradas
1 lata ou 395 gramas de leite condensado
8 gotas de essência de baunilha
10 claras
1 pitada de sal
1 caixinha e meia ou 300 gramas de creme de leite
1 pitada grande de açúcar
1 barra ou 90 gramas de chocolate meio amargo

Modo de Preparo 

Em uma panela, coloque as ameixas, o açúcar e a água. Mexe um pouquinho e aí e só deixar no fogo até ferver. Não precisa ficar mexendo direto. Assim que ferver, desligue o fogo e reserve.

Coloque as gemas peneiradas em uma tigela em banho-maria, adicione o leite condensado e a essência de baunilha e mexa constantemente até ficar em ponto de brigadeiro mole. Retire do fogo e deixe esfriar.

Em uma batedeira, coloque as claras com 1 pitada de sal e batata até ficar em ponto de neve. Junte o creme de leite mexendo com cuidado, de baixo para cima para não perder as bolhas de ar. Depois, adicione o açúcar em chuva, coloque em um pote e leve para a geladeira.

Modo de Preparo - Montagem do prato

Em uma taça, coloque primeiro o creme de gemas, depois a clara, por cima as ameixas, e depois vai repetindo nessa ordem. Quando terminar, o chocolate raladinho vai por cima de tudo. Leve para a geladeira por 2 horas.