Gastronomia

Inove no petisco: aprenda a fazer bolinho de bobó de camarão em casa

Confira o passo a passo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Que tal inovar no petisco hoje? Você pode aprender a fazer bolinho de bobó de camarão em casa. A receita é da apresentadora Ana Maria Braga e é delicioso prato para se comer em família. Confira o passo a passo:

Ingredientes 

500 gramas de mandioca crua
Sal a gosto
2 colheres e meia de chá ou 12 mililitros de azeite de dendê
2 colheres de chá ou 10 mililitros de azeite
100 gramas ou meia xícara de chá mais 2 colheres de sopa de cebola picada
50 gramas ou um quarto de xícara de chá de pimentão vermelho picado
50 gramas ou um quarto de xícara de chá de pimentão amarelo picado
1 pimenta-de-cheiro sem sementes picada
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
Meia xícara de chá ou 120 mililitros de leite de coco
100 mililitros ou um terço de xícara de chá mais 1 colher de sopa de água
3 colheres de sopa ou 30 gramas de farinha de mandioca
Coentro picado a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
200 gramas Camarão médio, limpo, temperado com sal e pimenta-do-reino moída a gosto e refogado no azeite

Em uma panela, em fogo médio, coloque 500 gramas de mandioca crua, cubra com água, tempere com sal a gosto e cozinhe por cerca de 40 minutos. Não pode cozinhar muito. Apague o fogo, escorra a água, retire os fios da mandioca, coloque a mandioca no processador e processe até formar um purê grosso. Reserve.

Em uma outra panela aquecida, em fogo médio, coloque 1 colher de chá e meia de azeite de dendê, 1 colher de chá de azeite, 100 gramas de cebola picada, 50 gramas de pimentão vermelho picado, 50 gramas de pimentão amarelo picado, 1 pimenta-de-cheiro sem sementes picada, 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada e refogue por 5 minutos.

Acrescente meia xícara de chá de leite de coco, 100 mililitros de água, o purê de mandioca, 3 colheres de sopa de farinha de mandioca, coentro picado a gosto, sal e pimenta-do-reino moída a gosto e mexa até começar a soltar do fundo da panela por mais ou menos 10 minutos.

Apague o fogo, transfira para uma assadeira e espalhe bem. Cubra com plástico filme e leve à geladeira até gelar. Cerca de 1 hora.

Depois desse tempo, retire a massa da geladeira e com as mãos untadas com óleo pegue porções de 30 gramas e recheie com 1 camarão refogado. Modele, passe na farinha de rosca, nos ovos batidos, na farinha de rosca novamente e frite em óleo quente até dourar.