Gastronomia

Já fez a feira? Aprenda como conservar as verduras da forma correta

Veja receita de couve-flor empanada e lasanha de espinafre

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Vai fazer feira de verduras em breve? Você precisa se preparar para aumentar vida útil dos alimentos. Para te ajudar a conservar as verduras na geladeira, a marca Pilar separou algumas dicas. Depois de arrumar as verduras da corretamente, vale também testar duas novas receitas: couve-flor empanada e lasanha de espinafre.

Foto: reprodução
Veja as dicas

1- Geralmente quando compramos verduras os saquinhos estão molhados. O ideal é cortar o talo e lavá-los. O método recomendado pelo Ministério da Saúde é mergulhar a verdura em 1 litro de água com 1 colher de hipoclorito de sódio (água sanitária) e deixar durante 15 minutos em uma bacia. Em seguida, lave novamente folha por folha em água corrente, até o resíduo sair por completo.

2- Guarde os alimentos em um pote e coloque um papel toalha em cima. Quando armazená-los na geladeira, coloque os recipientes de cabeça para baixo, assim o papel absorve toda a umidade que restar, deixando-os bem sequinhos.

3- O melhor lugar para armazenar as verduras é na última gaveta da geladeira, pois esses alimentos são mais sensíveis à baixa temperatura.

4- Nas gavetas, conserve legumes e verduras em embalagens plásticas e afastadas do congelador para evitar que o frio queime as folhas. Salpique água e retire completamente o ar das embalagens antes de fechar.

5- Além disso, é importante ficar atento ao fato de que há tipos de verduras que necessitam de um armazenamento específico. As folhas de alface, por exemplo, duram mais se você forrar a gaveta da geladeira com uma toalha e armazená-las em sacos plásticos fechados.

6- Outra possibilidade para folhas maiores, como a couve, é guardá-las em sacos plásticos ou recipientes próprios, e em maços pequenos. O benefício dessa opção é que você consegue separar a quantidade exata que costuma usar.

7- Se quiser conservar as verduras em temperatura ambiente, embrulhe-as em papel molhado e opte por um local bem fresco.

Vale lembrar que as verduras por si só já possuem um período de vida mais curto que os outros alimentos. Calcula-se que as verduras em geral durem de 3 a 5 dias na geladeira, isso se forem armazenadas e higienizadas de forma correta.

Receitas  

Couve-flor empanada

Foto: divulgação / Pilar
Ingredientes:

1 maço de couve-flor
1 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
1 ovo
Sal a gosto
1 pacote de Cream Cracker
Óleo

Modo de Preparo:

- Misture uma xícara de leite, uma xícara de farinha de trigo, um ovo. Tempere com sal.
- Passe uma couve-flor cozida cortada em floretes médios na mistura.
- Depois de passar por essa massa, empane a couve-flor com Cream Cracker triturado e leve para fritar em óleo bem quente.
- Sirva em seguida.

Lasanha de Espinafre
Foto: divulgação / Pilar
Ingredientes:

500 g de massa de lasanha
2 litros de leite
150 g de trigo
100 g de manteiga
Noz moscada a gosto
3 cebolas
300 g de folhas de espinafre
3 dentes de alho
100 ml de azeite
600 g de molho de tomate
Manjericão a gosto
400 g de queijo mussarela fatiado
200 g de queijo parmesão ralado
Sal a gosto
Pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Massa:
- Cozinhe a massa da lasanha em água e sal por cinco minutos. Escorra e reserve.

Molho:
- No liquidificador, processe o leite com o trigo, a manteiga, a cebola, a noz moscada ralada e metade do parmesão.
- Leve em fogo baixo mexendo sempre até encorpar o molho. Retire do fogo e reserve.

Espinafre:
- Refogue as folhas de espinafre no azeite e no alho, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e reserve.

Molho de tomate:
- Em uma panela, coloque o azeite e duas cebolas picadas, acrescente o molho de tomate e tempere-o com folhas de manjericão, sal e pimenta do reino a gosto.

Montagem:
- Disponha molho branco no refratário e o espinafre refogado.
- Coloque a massa de lasanha, molho branco com espinafre, queijo mussarela, molho de tomate, massa de lasanha, molho branco com espinafre refogado, molho de tomate, queijo mussarela, queijo parmesão ralado e as folhas de manjericão.