Gastronomia

Livro traz cem receitas de pipoca; aprenda a preparar uma delas

Versão com manjericão e tomate seco deixa snack mais saboroso e picante

Redação iBahia (gastronomia@portalibahia.com.br)
Quem não gosta de pipoca? Saborosa, ela é uma ótima companhia para sessões de cinema e, nesta época do ano, faz o maior sucesso entre os espectadores dos jogos da Copa do Mundo. E ela não precisa levar apenas sal e manteiga. No livro 'Pipoca!', Carol Beckerman ensina cem maneiras diferentes de preparar o snack.
A pipoca pode ser temperada com azeite, pimenta, ervas, e até o uísque, passando por manjericão e tomate seco, como você pode conferir na receita abaixo. "Tomates desidratados ao sol e folhas frescas de manjericão não só dão um colorido vibrante à pipoca como proporcionam um sabor delicioso e picante", conta a autora.


Ingredientes:
3 colheres (sopa) de óleo
1/2 xícara de milho para pipoca
2 dentes de alho amassados
1 1/2 colher (sopa) de azeite
1/4 de xícara de parmesão ralado fino
1/2 colher (chá) de sal
Um punhado de folhas frescas de manjericão bem picadas
6 tomates secos ao sol, conservados em azeite, escorridos e bem picados
1 colher (sopa) de azeite da conserva do tomate seco
Modo de preparo:
Preaqueca o forno a 130ºC. Em uma panela grande com tampa, coloque o óleo, o milho e o alho. Tampe e aqueça em fogo alto por 4 minutos, sacudindo a panela com frequência enquanto o milho estoura, até que o intervalo entre o estouro de 2 ou 3 grãos demore alguns segundos. Retire do fogo e deixe descansar por 2 minutos, até que o milho termine de estourar. 
Transfira a pipoca para uma tigela grande, retire o alho e adicione o azeite, o queijo, o sal, o manjericão, o tomate seco e o azeite da conserva. Mexa delicadamente para misturar bem. Coloque em uma ou duas assadeiras grande e leve ao forno por 40 minutos. Sirva quente ou espere esfriar.
Dica: os tomates secos ao sol combinam com várias ervas, como salsinha ou orégano, bem como alho ou queijo. Por que não experimentar?

Serviço
Título: Pipoca!
Autor: Carol Beckerman
Editora: Marco Zero
Preço: R$ 43,90 (preço promocional por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques)