Gastronomia

Mão na massa: nutricionista ensina opções de lanche para fazer com as crianças

A nutricionista Geilma Rocha destaca que manter a alimentação saudável desde as fases da infância e adolescência auxiliam no bom desenvolvimento e prevenção de doenças

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Que tal aproveitar o fim de semana para vivenciar um momento gastronômico com os pequenos? Neste período de quarentena, entreter as crianças não é uma tarefa fácil. Mas, você pode mudar isso e convidar seu filho (a), sobrinho (a) ou neto (a) para te ajudar a preparar lanches saborosos e saudáveis. 

A nutricionista Geilma Rocha, do Hapvida Saúde, destaca que manter a alimentação saudável desde as fases da infância e adolescência auxiliam no bom desenvolvimento e prevenção de doenças como anemia, obesidade e cárie dental. E para quem pensa que comer bem significa altos gastos, a especialista desmente esta ideia. “Ao contrário do que muitos pensam, uma alimentação saudável não quer dizer de difícil acesso. Fazem parte desse tipo de cardápio os alimentos “in natura”, que devem ser consumidos em porções adequadas diárias para garantir os nutrientes essenciais ao organismo”, detalha.

Foto: reprodução

Visando um cardápio com alimentação prazerosa e saudável, Geilma propôs três receitas para o lanche dos pequenos. Confira: 

1. PÃO DE CENOURA


Ingredientes:

2 cenouras médias

1 xícara de óleo Chá, bem pequena)

1 colher de sal

3 colheres de açúcar

2 xícaras de leite morno de aveia

1 sachê de fermento para pão (10g)

1 kg de farinha de trigo

Modo de preparo:

Pique as cenouras e coloque no liquidificador junto com o óleo, bata bem até virar um creme. Depois misture todos os outros ingredientes (exceto a farinha) e deixe bater até se tornar uma mistura homogênea. Coloque a farinha em uma vasilha grande e derrame o líquido batido por cima dela, misture. Deixe descansar por cerca de 1 hora. Depois jogue um pouco de farinha sobre uma superfície e coloque a massa. Unte uma assadeira grande só com óleo, modele o pão e deixe crescer e coloca para assar.

2. Pudim de Pão Integral 

Ingredientes:

8 fatias de pão integral

1 xícara de uva passa

4 copos de leite

1 copo de mel ou açúcar mascavo

1 xícara de frutas cristalizadas (opcional)

2 ovos inteiros

1 xícara de creme de leite

Modo de preparo:

Deixar o pão de molho no leite por 2 horas. Esmigalhar o pão e misturar os demais ingredientes. Coloque em forma untada e leve para assar. Retire do forno quando estiver dourado.

3. Bolo Integral de Cacau (sem leite)


Ingredientes:

3 xícaras de farinha integral

2 xícaras de açúcar mascavo

1 xícara de cacau em pó

1 xícara óleo de coco ou milho

1 xícara de água morna

3 ovos

2 colheres de sopa de fermento

Modo de preparo:

Misture os ingredientes secos primeiro, exceto o fermento. Acrescente os ingredientes líquidos e, por último, o fermento. Pré aqueça o forno a 200ºC. Leve a mistura ao forno por aproximadamente 40 minutos. Sugestões de coberturas: lascas de amêndoas, chocolate em pó polvilhado.