Gastronomia

Melhore o sabor do molho: aprenda a fazer penne ao molho de queijo

Adicionar queijo na receita é uma opção de deixar o prato mais saboroso

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com)
- Atualizada em

Gosta de inovar na cozinha? Você pode aprender uma nova forma de fazer molho. Adicionar queijo na receita é uma opção de deixar o prato mais saboroso. Porém, é importante ficar atento a alguns detalhes para conseguir um resultado ideal. A Fortaleza listou duas dicas para fazer molho de queijo. 

1- Para fazer molhos e sopas, use queijos secos ralados ou úmidos, já que eles se dispersam mais facilmente na água do que o cheddar ou o suíço;

2- Para evitar que os queijos fiquem empelotados e oleosos, rale-os em tiras bem finas. Acrescente o queijo ao líquido quente, mas não borbulhante. Mexa o menos possível para evitar a formação de tiras de proteína. Acrescente um pouco de farinha de trigo ou amido para evitar que as proteínas formem grumos ou que a gordura se acumule.

Foto: divulgação / Fortaleza

Anotou as dicas? Que tal testar hoje mesmo? Veja receita de penne ao molho de queijo e linguiça 

Ingredientes:

Molho

4 colheres (sopa) de margarina 

4 colheres (sopa) de farinha de trigo (sem fermento)

2 litros de leite, em temperatura ambiente

4 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado

Sal a gosto

2 colheres (sopa) de óleo

600 g de lingüiça fresca, em rodelas

2 cebolas grandes, cortadas em meia-lua

Massa

1 embalagem de penne (500g)

1 colher (sopa) de sal

3 talos de cebolinha picados

Modo de Preparo:

- Em uma panela derreta a manteiga e junte a farinha. Em fogo baixo, mexa por alguns instantes até tostar a farinha. Aos poucos, despeje o leite, mexendo vigorosamente para não empelotar. Cozinhe para que encorpe, acrescente o queijo e mexa até obter um molho homogêneo e espesso. Tempere com o sal e desligue o fogo.

- Aqueça uma frigideira com o óleo e doure as linguiças. Retire-as e, na mesma frigideira, doure as cebolas. Misture a linguiça, desligue o fogo e reserve.

- Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente, acrescente o molho e misture a linguiça acebolada. Polvilhe a cebolinha e sirva em seguida.

Rendimento: 10 porções

Tempo de Preparo: 40 minutos