Gastronomia

Merendas de Dona Flor 2013 reúne gastronomia e arte no Largo do Pelourinho

Primeira edição do projeto, que visa estimular a leitura das obras de Jorge Amado através do paladar, acontece no dia 04 de maio

Da editoria de Gastronomia
- Atualizada em
Quando pensamos nos livros de Jorge Amado, lembramos de grandes histórias de amor e de aventura, de narrativas com fortes críticas sociais e também da culinária baiana que em sua obra é fielmente retratada. Nas tramas vividas pelos personagens, não faltam doces, pratos típicos e sabores da Bahia.
Veja também:
A deliciosa culinária dos livros de Jorge Amado

A partir do próximo sábado (04) será possível saborear algumas das delícias presentes nos romances do escritor. Com o objetivo de reunir arte e gastronomia, a Fundação Casa de Jorge Amado dá início ao projeto “Merendas de Dona Flor 2013”. O evento, que visa estimular a leitura das obras de Jorge Amado através do paladar, é gratuito e será sediado no Largo do Pelourinho.
"Merendas de Dona Flor" acontecerá todos os sábados no Largo do Pelourinho até o mês de novembro
Nas diversas barracas montadas à frente da Fundação, o público vai poder conhecer as comidas típicas apresentadas por Jorge Amado em seus livros. No local será montado ainda um palco onde acontecem diversas manifestações artísticas. Sempre aos últimos sábados de cada mês, o “Merendas de Dona Flor” acontece até novembro (com exceção apenas de junho) e promete animar o público que for ao bairro histórico de Salvador, a partir das 16 horas.
Comidas típicas apresentadas por Jorge Amado em seus livros serão vendidas nas diversas barracas do evento
Lançamento
A primeira edição do projeto acontece no dia 04 de maio (sábado), das 16h às 19h, e vai ser marcada pelo lançamento do livro “Além do amor”, do poeta, compositor, ator e produtor Manuca Almeida. Com mais de 30 anos de carreira, ele já lançou vários livros e produziu vários CDs.

Como compositor, é dono de sucessos como “Esperando na janela” (vencedora do Grammy Latino de Melhor Música Brasileira de 2001) – em que compôs em parceria com Targino Gondim e Raimundo do Arcodeon – e “Pop-Zen”, regravada por artistas como Ivete Sangalo e Arnaldo Antunes. Além disso, ele tem composições gravadas por artistas como Gilberto Gil, Dominguinhos, Vânia Abreu, Margareth Menezes e Marina Elali.