Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Mitos e verdades sobre o chá verde, a bebida do momento

Nutricionista desvenda mitos e conta verdades sobre o chá que virou febre no Brasil

• 27/08/2013 às 15:23 • Atualizada em 02/09/2022 às 1:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O chá verde é originário da China e feito a partir da infusão de uma planta chamada Camellia sinensis. Ele é chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, diferente do que acontece com o chá preto. Para prepara-lo, a água não deve estar fervendo, para que as folhas não sejam cozidas, o que pode proporcionar um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão não deve ser maior do que três minutos. Recentemente o chá verde virou febre no Brasil. É comum encontrar a bebida em lista de alimentos que ajudam a emagrecer e já se ouviu até que ele pode ser uma arma contra o cêncer de pele. Mas será que tudo isso que se fala é verdade? Em entrevista ao GNT, a nutricionista Julia Engels esclareceu duvidas e desvendou mitos e verdades sobre o chá.
Veja também: Não quer sair da dieta? Aprenda a preparar um omelete branco light O consumo de chá verde pode ajudar na perda de pesoVerdade. Os flavonóides presentes no chá verde possuem a capacidade de atuar sobre o sistema nervoso simpático, que regula a queima de gorduras. A bebida aumenta a queima de calorias, previne o depósito de gorduras no organismo e regula o peso corporal.
O chá verde não deve ser adoçadoParcialmente verdade. Não é recomendado utilizar açúcar branco ou adoçante sintético para adoçar qualquer tipo de chá, mas o mel pode ser uma boa alternativa para quem não consegue consumir a bebida ao natural.
Beber chá verde é o mesmo que consumir águaMito. Além da cafeína, o chá verde contém outras substâncias benéficas para o organismo. A bebida é rica em aminoácidos, vitaminas B, E, C, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro, além de flavonóides, que fazem bem para circulação sanguínea.
Só deve beber chá verde quem quer emagrecerMito. Estudos já mostraram que o consumo regular do chá verde pode fazer bem à saúde. Pesquisas apontam que a bebida tem influência positiva no tratamento de inflamações e tumores, evita a hipoglicemia e o entupimento das artérias.
Não existem contraindicações para o consumo de chá verdeMito. Pessoas portadoras de doenças cardíacas, hipertensos e grávidas não devem consumir o chá verde. A bebida possui alta concentração de teofilina, que é um potente vasoconstrictor, e pode promover o aumento da pressão arterial, levando a frequências cardíacas irregulares, conhecidas como arritmias.
Uma xícara de chá verde junto às refeições é o suficiente para a perda de pesoMito. Segundo pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, o chá verde tem o poder de aumentar em 4% a queima de gordura corporal em indivíduos que ingerem a quantidade estipulada pela American Dietetic Association (ADA): 4 a 7 xícaras diárias.
Os chás de saquinho e o efervescente são eficientes como a erva naturalVerdade. Os chás de saquinho ou na versão efervescente possuem as mesmas substâncias provenientes das folhas da erva Camelia sinensis, mas em concentrações diferentes da erva natural, que é mais poderosa. Procure adquirir produtos feitos a partir de folhas frescas, que possuem maior potencial de ação.
A ação da bebida no organismo não tem relação com a sua forma de preparoMito. A melhor forma de preparar o chá à base de ervas naturais é na proporção de 1 grama de folhas para 100 ml de água. Deixe em infusão por cinco minutos, em uma temperatura alta, em torno de 80°C. Para aproveitar todas as suas propriedades benéficas, recomenda-se ingerir a bebida, no máximo, 15 minutos após o preparo.
Para emagrecer, posso beber chá verde o dia todoParcialmente verdade. Rico em cafeína, o chá pode interferir na qualidade do sono, principalmente, no caso de pessoas que já apresentam tendência para insônia. Considerada uma bebida estimulante, ela não deve ser consumida à noite.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia