Gastronomia

Na 'larica' e com pressa? Veja opções de almoço que ficam prontos em 20 min

Para te ajudar a melhorar seu cardápio alimentar, os profissionais de nutrição da Teaq prepararam uma lista com sete pratos simples e nutritivos para o almoço

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Que comer é um dos maiores prazeres da vida não é segredo. Mas às vezes, com a correria diária,  acabamos optando por comidas rápidas e nada saudáveis. Para te ajudar a melhorar seu cardápio alimentar, os profissionais de nutrição da Teaq prepararam uma lista com sete pratos simples e nutritivos para o almoço. Confira:

Foto: Reprodução

Salada de atum com arroz integral
Sabia que a  salada de atum é um dos pratos mais rápidos de preparar? Basta lavar e cortar a alface e fazer o mesmo com o tomate e outros vegetais de sua preferência. Depois, é só misturar o atum e acrescentar um pouco de limão para dar um up no sabor! O arroz também é fácil de fazer e fica pronto em no máximo 20 minutos!

Macarrão com alho e azeite
Graças aos italianos, temos um dos alimentos mais fáceis: macarrão. É só ferver uma panela com água, adicionar um pouco de sal, colocar a massa e deixar cozinhando. Uma boa dica é tampar a panela para que a massa cozinhe mais rápido (deve levar cerca de 5 minutos). Assim que o macarrão estiver pronto, misture-o com alho e azeite em uma outra panela.
Observação: Uma boa dica é usar o macarrão integral, que é mais nutritivo, rico em vitaminas do complexo B, minerais (cálcio, potássio, magnésio e fósforo) e fibras alimentares.

Panquecas com diferentes recheios
Panquecas são as verdadeiras coringas de uma alimentação rápida e saudável. A melhor parte é que a massa é bem fácil de fazer: em um liquidificador, misture água, farinha de aveia, ovo e sal. Depois, é só colocar a massa em uma frigideira antiaderente e levar ao fogo. Com a panqueca pronta, você só precisa acrescentar o recheio. Elas podem ser recheadas com carne, frango ou ingredientes vegetarianos (como ricota e espinafre).

Filé de salmão com arroz e legumes
Fonte de ômega 3, vitaminas e minerais importantes, o salmão também é um dos  alimentos chave. Para economizar tempo,  deixe-o temperado na geladeira e então, na hora de almoçar, basta fritá-lo na frigideira com um pouco de azeite. Para complementar, prepare também um pouco de arroz e legumes cozidos, que são bem rápidos de fazer.

Estrogonofe de carne com arroz
O estrogonofe de carne ou frango também é uma ótima dica de almoço rápido. Para preparar é bem simples: compre a carne já cortada, cozinhe-a com alho, sal a gosto, pimenta e os temperos que você preferir. Depois de esperar a carne cozinhar um pouco, adicione molho de tomate, mostarda, cogumelos e, por fim, o creme de leite. Essa receita é bem rápida porque você só precisa ir acrescentando os ingredientes na panela - não tem erro! Sirva o estrogonofe com arroz, que também é simples de fazer e fica pronto rapidinho.

Frango grelhado com batata-doce e salada
Assim como o filé de salmão, o frango grelhado é uma ótima opção para os marombeiros de plantão. Deixe o filé temperado na geladeira e, na hora do almoço, basta fritá-lo na frigideira com um pouco de azeite. Enquanto prepara o frango, deixe a batata-doce cozinhando em uma panela com água (o que pode levar cerca de 15 ou 20 minutos). Prepare também uma saladinha de alface, rúcula e tomate para servir junto.

 Risoto de alho-poró com cenoura na panela de pressão
 Comece refogando os temperos (alho, azeite e cebola), adicione outros ingredientes, como cenoura ralada e alho-poró e, por fim, coloque o arroz, adicione água, tampe a panela e deixe no fogo. Quando começar a apitar, deixe por mais cerca de 5 minutos e retire. No final, você também pode colocar um pouco de queijo para derreter na panela e valorizar ainda mais o prato. Utilizar panela de pressão é uma dica para quem quer cozinhar ainda mais rápido.