Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Naked Cake é tendência para o Natal; veja receitas

Bolo sem cobertura e com recheio aparente fez sucesso durante todo o ano e permanece sendo a melhor aposta para as festas de final de ano

• 13/12/2013 às 11:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 8:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O naked cake, bolo sem cobertura e com camadas e recheio aparente, fez sucesso em 2013. Esteve presente em casamentos, aniversários e festas e segue firme como a principal tendência de bolo para o Natal.
Em Salvador, é possível encomendar o "bolo pelado" na Dolce Vila Doces e Lembranças. O doce é preparado com o tradicional bolo de canela ou com bolo de baunilha. A decoração leva frutas vermelhas como amora, framboesa e morango, além de ser decorado com flores.
Quem quer economizar, pode tentar fazer em casa. Confira a receita do bolo em versão tradicional e em forma de panetone:
Ingredientes para a massa:8 ovos 300 ml de leite 255 ml de óleo de canola 2 e 1/4 de xícara de açúcar mascavo 2 colheres de chá de pasta de baunilha ou o dobro de extrato de baunilha 2 e 3/4 de xícara de farinha de trigo 1/2 xícara de cacau em pó 1 colher de chá de bicarbonato de sódio 2 colheres de chá de fermento em pó 1 pitada de sal
Ingredientes para o creme:450 gramas de cream cheese 1 xícara de açúcar de confeiteiro 1/2 xícara de creme de leite fresco ou chantilly pronto
Ingredientes para a ganache:300 gramas de chocolate meio amargo 100 gramas de creme de leite fresco 30 gramas de glucose ou mel 20 gramas de manteiga 1 colher de sopa de cachaça
Ingredientes para a montagem:Frutas vermelhas como morango, framboesa, amora, blueberries
Modo de preparo da massa:Unte 2 formas de 20 cm com manteiga, corte dois pedaços de papel manteiga do tamanho do fundo e coloque no fundo de cada forma. Unte o papel manteiga com manteiga e enfarinhe com chocolate em pó. Misture os ovos, o leite, o óleo e a baunilha. Em seguida misture o açúcar mascavo. Peneire todos os ingredientes secos, junte à mistura dos líquidos e mexa bem. Divida a massa nas duas formas. Leve para assar por aproximadamente 60 minutos (ou até que o palitinho saia limpo) em forno pré-aquecido a 170oC. Tire do forno e deixe esfriar.
Modo de preparo do creme:Bata o creme de leite fresco em ponto leve, não deixe chegar em ponto de chantilly. Misture o açúcar e o cream cheese. Na sequência, acrescente o creme de leite batido. Leve para gelar.
Modo de preparo da ganache:Ferva o creme de leite com a glucose. Coloque o chocolate picado no processador. Quando o creme de leite ferver jogue por cima. Feche e espere 3 minutos. Processe. Quando estiver liso, acrescente a manteiga gelada e cortada em cubos. Processe novamente até se misturar. Deixe amornar (40oC) e coloque a cachaça, processe novamente e utilize.
Montagem:Corte os dois bolos para igualar e deixar reto. Coloque a primeira parte da massa do bolo com a parte de baixo virada para cima. Tire o papel manteiga. Coloque o creme. Arrume as frutas. Coloque a segunda parte do bolo e tire o papel manteiga. Coloque a ganache e finalize arrumando as frutas. Sirva com o restante do recheio e da ganache em potes separados para que a pessoa possa se servir e colocar mais.
Receita: I Could Kill For Dessert
Ingredientes para a esponja:6 tabletes de fermento biológico 1 col. (sopa) de açúcar 1 xícara (chá) de farinha de trigo 1 xíc. (chá) de água em temperatura ambiente
Ingredientes para a massa:1 kg de farinha de trigo tradicional 4 ovos inteiros 3 col. (sopa) de manteiga sem sal 12 col. (sopa) de açúcar refinado ½ litro de leite integral 1 col. (sopa) de óleo 3 de panificação (encontrado em lojas deconfeitaria) ou 1 col. (sopa) de gordura vegetal 1 col. (sopa) de essência de panetone 300 g de frutas cristalizadas 3 formas de papel de 500 g para panetone (encontrado em lojas deconfeitaria)
Ingredientes para o recheio:1 kg de chocolate ao leite 2 caixinhas de creme de leite 4 col. (sopa) de conhaque 1 cálice de mel 1 garrafa (500 ml) de creme de leite fresco (para chantilly) 300 g de cerejas
Ingredientes para a decoração:100 g de açúcar de confeiteiro 100 g de raspas de chocolate 2 bicos pitanga nº 14 2 sacos de confeiteiro
Primeira etapa da massa: preparo da esponja:Numa tigela, despedace os seis tabletes de fermento. Acrescente o açúcar e mexa com uma colher até formar uma pasta. Inclua a farinha e mexa até a massa ficar homogênea. Acrescente água e misture novamente. Embrulhe a tigela num saco plástico e deixe-a no micro-ondas desligado. Reserve. Após 40 minutos, retire a massa, agora chamada de esponja. Ela estará com o dobro do volume!
Segunda etapa: o corpo do panetone:Coloque toda a farinha em uma tigela. Em seguida, faça um buraco no meio e deposite a esponja. Ponha os ovos, a manteiga, o açúcar, o leite, o óleo (ou gordura vegetal) e a essência. Misture com uma colher até a massa ficar homogênea. A textura ideal é quando a massa fica elástica. Acrescente as gotas de chocolate congeladas e misture. Em seguida, distribua a massa até a metade de cada forma de panetone. Leve as massas para o micro-ondas ou forno desligado. Deixe descansar, por cercade 40 minutos, até dobrar de volume. Picote a parte superior da massa com uma tesoura (para ele ficar redondinho em cima) e passe manteiga para dourar. Leve para assar, em forno preaquecido, a 180 °C. Deixe de 45 minutos a 1 hora.
Recheio e montagem:Derreta o chocolate em banho-maria. Retire do fogo e misture o creme de leite, o conhaque e o mel. Mexa bem e reserve a trufa. Bata o creme de leite fresco para fazer o chantilly. Le e à geladeira – você vai usar 2 xícaras do doce. Reserve. Primeiro, corte a tampa do panetone e tire a forma de papel. Depois, corte o corpo do panetone em três partes (na horizontal). Corte as pontas dos sacos de confeiteiro e coloque os bicos pitanga. Em um dos sacos, coloque a trufa e no outro, o chantilly. Na base do panetone, deposite primeiro a trufa. Então, faça montinhos com o chantilly por toda a borda. Deposite uma cereja em cada montinho. Coloque uma fatia de panetone. Alterne as camadas até chegar a vez da tampa do panetone. Em seguida, deposite o resto da trufa por todo o topo da massa. Depois, faça vários montinhos com o chantilly. Jogue as raspas de chocolate e coloque as cerejas. Finalize polvilhando açúcar de confeiteiro. Seu panetone pelado está pronto!
Receita: Site M de Mulher

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia