Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Naked Cake ganha cobertura de farofa de biscoito; confira receita

"Bolo pelado" te recheio de brigadeiro branco com morangos e é coberto com farofa de biscoito

• 23/12/2013 às 13:30 • Atualizada em 02/09/2022 às 1:49 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O naked cake invadiu as festas de casamento e aniversário em 2013 e promete continuar na moda em 2014. O bolo sem cobertura e com recheio aparente às vezes pode parecer complicado de ser feito, mas a receita é simples e a única diferença para um bolo "comum" é a forma de apresentação.
Nesta receita que pode ser feita em casa, o bolo é recheado com brigadeiro branco e coberto com uma farofa de biscoito.
Ingredientes para a massa:
3 ovos
2 xícaras de açúcar
100g de manteiga sem sal
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de baunilha
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Ingredientes para o recheio:
2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
2 pitadas de sal
Morangos lavados e fatiados
Ingredientes para a farofa:
2 pacotes de bolachas de leite sem recheio
Ingredientes para umedecer o bolo:
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 colher (sopa) açúcar
200ml (um copo) de água
Modo de preparo da massa:
Primeiro, separe as claras das gemas. Faça isso uma a uma para que, caso você encontre um ovo estragado, ele não contamine os outros bons. Bata as claras até o ponto de neve, acrescente 1 xícara de açúcar e bata até fazer uma mistura uniforme. Reserve essa mistura num prato. No mesmo recipiente - não precisa nem lavar -, coloque as gemas e a outra xícara de açúcar e bata até dobrar de tamanho e formar um creme de gemas clarinho. Acrescente a manteiga e bata por mais 3 minutos até formar uma massa homogênea.
Adicione a essência de baunilha e a farinha e mexa para incorporar. Acrescente as claras batidas que foram reservadas e o fermento em pó. Uma dica interessante é adicionar as claras em neve de uma vez só e bater a massa delicadamente na mínima potência da batedeira, assim, a aeração da massa estará garantida. Despeje o preparo em uma forma redonda untada com manteiga e enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos. Observe quando a massa estiver dourada e faça o velho teste do palitinho: se você espetar um palito de dente e ele sair "sequinho", sem nenhum resquício de massa, o bolo já está pronto. Depois, deixe esfriar e desenforme
Modo de preparo da farofa:
Essa é bem simples de fazer. Separe o recheio da bolacha e reserve-o em algum lugar (não se esqueça de que vamos usá-lo no recheio de brigadeiro branco). Coloque as "tampas" das bolachas no liquidificador, mas vá com calma. O ideal é que você divida as bolachas em três ou quatro partes e bata cada uma delas individualmente até que virem uma farofa. Reserve para podermos confeitar o bolo depois.
Modo de preparo do recheio:
Em um recipiente de vidro alto (para evitar que o conteúdo transborde) coloque todos os ingredientes: 2 latas de leite condensado, 2 colheres de sopa de manteiga e 2 pitadas de sal. Leve a mistura ao micro-ondas durante um minuto em potência alta. Assim que terminar, retire a mistura e mexa-a. Uma dica muito útil é colocar um prato embaixo do recipiente, de modo que, se a massa transbordar enquanto ferve no aparelho, ela caia dentro do prato, podendo ser incorporada novamente e evitando o desperdício. Leve a mistura por mais um minuto ao microondas e mexa novamente assim que terminar o tempo. Depois, as paradas para mexer serão de 30 em 30 segundos até que a massa chegue ao ponto ideal. Esse ponto de recheio é um pouquinho consistente para que não escorra pelas bordas do bolo, mas não a ponto de poder ser "comido de colher". E não se importe se parecer que o creme talhou porque isso é normal. Quando você mexer bem, ele voltará à consistência que você está acostumada. Depois de pronto o brigadeiro, acrescente o recheio das bolachas que foi reservado anteriormente e misture até que se transformem em uma mistura homogênea. Reserve-a.
Montagem:
Corte o bolo ao meio, de forma a fazer duas tampas (como as da bolacha mesmo). Num copo, misture 200ml de água, 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de essência de baunilha e, com o auxílio de uma colher, molhe toda a superfície interna (a parte fofinha, de dentro) do bolo. Use apenas metade do preparado na base porque usaremos o resto na parte de cima.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia