Gastronomia

Não abre mão de doces? Confira receitas light para comer sem culpa

Delícias são práticas, rápidas e sem o certificado de 'enfiar o pé na jaca'

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Está de dieta, mas não consegue abrir mão de comer algo doce logo após o almoço? Não se preocupe! Confira receitas de sobremesas light para se deliciar sem culpa. As receitas são do site Ana Maria Braga, prepare os ingredientes e aproveite: 

Brigadeiro prestígio light 

Ingredientes

1 colher (sopa) de margarina ou manteiga light

1 lata de leite condensado light

3 colheres (sopa) de achocolatado light

Coco ralado seco, sem açúcar, para polvilhar

Numa panela, coloque a margarina, o leite condensado e o achocolatado light. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até aparecer o fundo da panela. Transfira o doce para um prato e deixe esfriar bem. Com as mãos molhadas, faça bolinhas e passe cada uma delas no coco ralado. Coloque em forminhas de papel e sirva. 

Dicas: se quiser preparar uma versão dos docinhos com as calorias normais, basta usar ingredientes que não sejam light. Outra dica é polvilhar o doce com chocolate em pó no lugar do coco ralado. Rende 20 unidades.

Mousse light de café

1 xícara (chá) de leite desnatado

1 colher (sopa) de café solúvel

1 lata de creme de leite light

2 gemas

1 xícara (chá) de açúcar

1 envelope de gelatina incolor e sem sabor

2 claras

Aqueça o leite, dilua o café e misture o creme de leite. Bata as gemas, junte metade do açúcar e misture bem. Junte ao leite e leve ao fogo brando por dois minutos, mexendo sempre. Deixe amornar e adicione a gelatina hidratada e dissolvida de acordo com as instruções da embalagem. Reserve. Bata as claras em neve com o restante do açúcar e acrescente à mistura reservada. Coloque numa forma com 20 cm de diâmetro, levemente untada com óleo, e leve à geladeira até firmar. Rende 8 porções.

Creme de chocolate light com morango 

1 colher (sopa) de margarina light

1 lata de leite condensado light

1 tablete de chocolate com 70% de cacau bem picado (100g)

1 caixa de creme de leite light

1 1/2 xícara (chá) de morangos picados

Numa panela média, coloque a margarina, o leite condensado e o chocolate. Leve ao fogo baixo e mexa até engrossar. Retire do fogo e espere esfriar. Em seguida, junte o creme de leite, misture bem e adicione os morangos (reserve alguns para decorar). Distribua o doce em tigelinhas, decore com a fruta reservada e sirva. Rende 12 unidades.


Torta integral de ricota com laranja 

Massa

2 1/2  xícaras (chá) de biscoitos integrais doces

1/4 de xícara (chá) de margarina light

Recheio

1/2 kg de ricota fresca 

1/2 xícara (chá) de açúcar light

3 gemas

1 ovo

2 colheres (chá) de casca de limão ralada

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1/4 de xícara (chá) de suco de laranja

Massa: preaqueça o forno em temperatura alta. Misture os biscoitos moídos e a manteiga até obter uma massa. Espalhe no fundo e nos lados de uma forma de aro removível com  22 cm de diâmetro, até atingir uma altura de 3,5 cm. Leve ao forno até a massa dourar ligeiramente. Deixe esfriar. Diminua a temperatura do forno.

Recheio: em uma vasilha, misture bem a ricota (passada por uma peneira), o açúcar, as gemas, o ovo, a casca ralada e a farinha de trigo. Acrescente o suco de laranja e mexa novamente. Distribua o recheio na massa já fria. Leve novamente ao forno por cerca de 35 minutos ou até a massa ficar firme. Deixe esfriar. Mantenha na geladeira por um dia. Retire cuidadosamente o aro da forma. Se a borda ficar mais alta, esmigalhe-a e polvilhe sobre o recheio. Rende 12 porções.

Sorvete cremoso light de manga 

1 manga grande

200g de iogurte desnatado

1 colher de sopa de mel

Casca de limão ralada para decorar

Descasque e pique a manga para congelá-la. Depois de congelada, bata com o iogurte e o mel. Decore com raspas de limão e sirva. Rende 2 porções.