Gastronomia

Não fique sem comer massa: aprenda duas receitas de pizza saudáveis e práticas

É possível continuar se deliciando com o alimento e seguir o plano alimentar certinho

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

É apaixonada(o) por pizza, mas começou a fazer dieta? Calma, é possível continuar se deliciando com o alimento e seguir o plano alimentar certinho. A nutróloga dra Esthela Oliveira, especializa em emagrecimento saudável, ensinou duas opções saudáveis e saborosas. Confira: 

Pizza com massa de couve-flor


Ingredientes:

1 ovo; 1 dente de alho; 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado; 4 colheres de sopa de molho de tomate; 2 xícaras (chá) de couve-flor cozida (use só as flores); 1 pitada de sal e orégano; manjericão a gosto.

Modo de preparo: 

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Em um processador, triture a couve-flor e transfira a massa para um bowl. Junte o sal, o alho, orégano, queijo parmesão, o ovo e misture bem. Abra a massa em uma forma para pizza. Asse por 20 minutos. Após esse período, retire do forno e espalhe o molho de tomate junto com o recheio que desejar. Acrescente o manjericão e volte ao forno.

Pizza com massa de batata-doce


Ingredientes:

1 batata-doce média; 1 colher de sopa de farelo de aveia; 1 colher de sopa de farinha de coco; 1 ovo inteiro; 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem; sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Lave a batata-doce, descasque, rale com um ralador grosso e despeje em uma vasilha grande. Misture os demais ingredientes até se tornar uma mistura homogênea. Unte uma forma antiaderente para pizza e adicione a massa de forma que não fique uma camada muito fina. Leve ao forno médio pré-aquecido para assar por 15 minutos ou até que esteja cozida. Retire do forno adicione o molho de tomate e os outros ingredientes do recheio que desejar. Devolva ao forno para dourar.

*Esthela Oliveira é médica do esporte, pós-graduada em nutrologia e medicina integrativa.