Gastronomia

Não passe vontade: cinco receitas queridinhas de padaria para fazer em casa

As opções variadas de pães, doces e bolos conquista os olhares e barriga de qualquer um

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Você com certeza já ficou babando em frente a uma vitrine de padaria. As opções variadas de pães, doces e bolos conquista os olhares e barriga de qualquer um. Pensando nisso, o iBahia reuniu cinco receitas estilo padaria para você fazer em casa. Confira: 

Mini croissant de chocolate


Ingredientes: 

- 1 pacote de massa folheada fina

- 1 tablete de chocolate da sua preferência

- açúcar de confeiteiro (para polvilhar por cima)

- 1 gema 

Modo de preparo: 

Desenrole a massa folhada, corte ao meio no sentido do comprimento e depois faça cortes em formato triangular. Dispense o primeiro triângulo, pois fica em formato diferente. Cada triângulo será um mini croissant.  

Para rechear, corte um tablete de chocolate em quadradinhos e coloque apenas um sobre o a base maior do triângulo. Enrole a massa sobre o chocolate ate ficar em formato de croissant. Faça isto com todos os triângulos após rechear com o chocolate. Use uma gema de ovo com algumas gotinhas de água para pincelar os mini croissants e ajudar ao irem ao forno, ficarem com aquela linda cor dourada.  Leve por mais ou menos 15 minutos ao forno pré-aquecido em 180º. Quando retirar, você já terá croissants prontinhos, saborosos e perfeitos para servir com café ou quem sabe até um chocolate quente.   Se quiser, monte um prato com todos os mini croissants e, com uma peneira, espalhe um pouco de açúcar de confeiteiro por cima para decorar.

 

Sonho com goiabada e doce de leite

Ingredientes:

2 copos de leite morno

4 colheres de açúcar

3 colheres de fermento de pão

3 ovos

10 colheres de óleo

1kg de farinha de trigo

Goiabada cortada em pedaços ou uma lata de doce de leite

Modo de preparo:

Amorne o leite em uma caneca e junte o açúcar.

Em uma vasilha grande misture o leite já com o açúcar, o fermento e mexa.

Acrescente o óleo, os ovos e a farinha de trigo até que a massa não grude mais nas mãos. Deixar descansar até que dobre de volume.

Fazer pequenas bolinhas e rechear com a goiabada ou doce de leite, feche para que não abra o recheio. 

Deixe descansar por mais ou menos 20 minutos até que cresça um pouco. Frite no óleo quente.

Depois de frito passe no açúcar e na canela. 

Quindim 


Ingredientes:

200 mililitros ou três quartos de xícara de chá cheia de leite de coco

6 gemas peneiradas

3 claras

1 xícara de chá e meia ou 300 gramas de açúcar

1 colher de sopa ou 15 gramas de manteiga sem sal

Meia xícara de chá ou 50 gramas de coco ralado

Modo de Preparo: 

- Num liquidificador coloque três quartos de xícara de chá cheia de leite de coco, 6 gemas peneiradas, 3 claras, 1 xícara de chá e meia de açúcar, 1 colher de sopa de manteiga sem sal, meia xícara de chá de coco ralado e bata bem até formar um creme.

- Despeje o creme do liquidificador numa forma para pudim, de 22 centímetros de diâmetro por 6 centímetros de altura, untada com manteiga e polvilhada com açúcar, cubra com papel-alumínio e leve para assar em banho-maria em forno preaquecido a 180 graus Celsius por 40 minutos.

- Depois deste tempo abra o forno, retire o papel-alumínio e deixe por mais 30 minutos. Retire do forno e leve para gelar por cerca de 2 horas. Desenforme e sirva em seguida.


Torta de Morango


Ingredientes:

200g de biscoito maisena

125g de margarina derretida

Para o recheio

500 g de chocolate branco

50 g de margarina

350 g de creme de leite fresco

suco de 1 limão (opcional)

Para a cobertura

90g de açúcar

250ml de água

500g de morangos

 

Modo de Preparo:

- Passe o biscoito de maisena em um processador até formar uma farofa. Transfira o conteúdo para um recipiente e adicione a margarina derretida, amassando com as mãos até dar liga.

- Depois despeje o conteúdo em uma forma de fundo removível e vá pressionando com as pontas dos dedos, até cobrir todo o fundo da forma. Leve ao forno (150º C) por 10 minutos, deixe esfriar e reserve. Para fazer o recheio, pique o chocolate branco, adicione a margarina e derreta em banho-maria.

- Adicione o creme de leite, misturando sempre até formar uma mistura homogênea. Com a mistura ainda em banho-maria, adicione o suco de limão, mexendo mais. Despeje todo o conteúdo sobre a massa e leve à geladeira por duas horas.

- Para a cobertura, adicione o açúcar, os morangos e a água em uma panela, mantendo o fogo baixo e misturando sempre.

- Deixe reduzir até chegar a um ponto um pouco mais líquido que uma geleia. Apague o fogo e deixe esfriar um pouco. Em seguida, espalhe a cobertura sobre toda a torta e leve novamente à geladeira.

Pãozinho delícia


Ingredientes:

1 xícara de chá de água

1 xícara de chá de leite integral

1/2 lata de leite condensado

3 ovos grandes

1 tabletes (200g) de manteiga sem sal, derretida e fria

1 colher de chá de sal

3 colheres de sopa de fermento biológico fresco

1kg de farinha de trigo

Queijo ralado a gosto

Manteiga derretida a gosto

Modo de preparo:

Adicione os ingredientes no liquidificador, menos a farinha de trigo, e bata por três minutos. Transfira a mistura para uma tigela, cubra e reserve em local abafado por dez minutos. Depois, leve a mistura à batedeira e junte, aos poucos, a farinha de trigo peneirada. Bata tudo com a pá especial para pães e massas pesados. Se não tiver esse utensílio, não se preocupe: trabalhe com uma espátula tipo pão-duro até que a massa fique lisa e brilhante. É necessário sovar bastante a massa, até que se formem bolhas. cubra a massa com um pano seco e deixa descansar até dobrar de volume.

Com as mãos bem amanteigadas, modele pãezinhos. coloque-os em assadeiras untadas com óleo e polvilhadas com farinha de trigo. Reserve a massa em um local sem ventos e, mais uma vez, deixe dobrar de volume. Asse em forno com temperatura de 200ºC por cerca de dez minutos. Depois de assado e frio, pincele os pãezinhos com manteiga derretida e salpique queijo ralado.