Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

No Dia da Gastronomia Mineira, aprenda receitas típicas do estado

Comida é uma mistura de costumes de europeus, negros e índios

• 05/07/2014 às 8:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 4:02 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Imagine o campo, a panela de barro no fogão a lenha e o aroma de carne e queijo derretido. Essa é a cara da comida mineira, que é celebrada neste sábado (5). A gastronomia de Minas Gerais tem influência portuguesa e começou a tomar a forma que tem hoje na época das expedições dos bandeirantes, quando portugueses passaram a dividir hábitos com negros e índios.
Neste Dia da Gastronomia Mineira, que tal preparar um menu completo com entrada, prato principal e sobremesa típicos do estado? Confira algumas receitas:
Ingredientes:
5 quilos de barriga de porco
2 colheres (sopa) bem cheias de sal
250 ml de óleo de cozinha para cada
1/2 xícara (café) de água
Modo de preparo:
Retire toda a carne da barriga e corte a banha em cubinhos de aproximadamente 2 centímetros. Leve ao fogo bem alto, em uma panela grande. Mexa sempre, com ajuda de uma colher de cabo longo, para os cubinhos fritarem por igual. Prefira panelas de alumínio ou ferro. Quando a panela estiver bem quente, acrescente o óleo, o sal e continue mexendo. Com o calor, a gordura suína vai soltar e tostar o torresmo. Frite por cerca de 45 minutos, sempre em fogo alto. Para crocância extra, quando estiverem quase prontos, ainda na panela, jogue cuidadosamente um fio - aproximadamente 1/2 xícara de café - de água. O choque térmico deixa a pururuca mais crocante. Quando estiverem dourados, retire os torresmos com uma escumadeira. Não é preciso secá-los em papel absorvente nem adicionar mais sal. Pronto! Eles vão durar até 3 dias na geladeira.
Ingredientes:
1,2kg de patinho moído duas vezes
1 pão dormido umedecido no leite
10 dentes de alho
1 cebola picada
10 folhas de cebolinha
3 ramos de salsa
50ml de azeite
Tomate seco e queijo a gosto
Molho de tomate quantos baste
Manjericão a gosto
Modo de preparo:
Junte em um liquidificador o alho, a cebola picada, as folhas de cebolinha, os ramos de salsa, o azeite e bata até virar um molho. Acrescente o pão, a carne, o molho batido e sal. Misture bem até virar uma massa bem homogênea. Amasse na mão a massa, recheie com tomate seco e queijo e depois cozinhe por 10 minutos no molho de tomate. Finalize com queijo minas e manjericão.
Ingredientes:
3 xícaras de polvilho doce
1 1/2 xícara de leite
½ xícara de óleo
½ colher (sopa) de sal
½ colher (sopa) de manteiga
3 xícaras de queijo meia-cura, ralado
4 ovos
Modo de preparo:
Misture o sal e o polvilho numa vasilha grande, reserve. Ferva o leite e o óleo até que os dois se misturem e fique um líquido homogêneo. Misture o líquido fervido com o polvilho e o sal. Misture bem e deixe esfriar um pouco. Aos poucos, vá adicionando os ovos e a manteiga, mexendo bem para os ovos não cozinharem. Adicione o queijo e sove bem até a massa ficar lisinha e brilhante,isso pode demorar alguns minutos. Forme os pãezinhos e coloque-os numa assadeira, separando bem uns dos outros. Asse em forno médio por 25 minutos.
Ingredientes:
150 g de canjiquinha (quirera) de milho amarelo
700 ml de água fria
300 g de costelinha de porco fresca
30 g de toucinho defumado (bacon) picado
15 ml de banha de porco
50 g de cebola pera
2 unidades de alho roxo
125 g de tomate débora
1 pimenta malagueta
Salsinha fresca a gosto
Cebolinha verde fresca a gosto
Sal refinado a gosto
Modo de preparo:
Limpar, lavar bem e escorrer a canjiquinha, reservar. Em uma panela grande, colocar as costelinhas, o toucinho e o óleo. Levar ao fogo alto e fritar, mexendo sempre, até as costelinhas ficarem bem douradas e sequinhas (se ainda não estiverem macias, junte água quente aos poucos, até completar o cozimento). Retirar do fogo, escorrer a gordura e reservar as costelinhas e o toucinho frito em local aquecido. Levar a panela das costelinhas novamente ao fogo, juntar a cebola picada, o alho esmagado e os tomates, sem pele e sem sementes, cortados grosseiramente, e cozinhar mexendo sempre por cerca de 5 minutos. Adicionar a canjiquinha, a água quente e as costelinhas, tampar a panela e cozinhar até que a canjiquinha esteja macia, regando com mais água quente se necessário. Ajustar o tempero com sal e pimenta malagueta finamente picada. Juntar o cheiro verde picado, misturar e retirar do fogo. Distribuir o toucinho reservado por cima e sirva.
Ingredientes:
1 galinha grande limpa
1 kg de quiabo
1/ 4 de xícara (chá) de óleo
3 dentes de alho picados
3 tomates picados
1 cebola picada
1/4 de xícara (chá) de cheiro-verde picado
1 colher (sopa) de sal
5 xícaras (chá) de água polenta
6 xícaras (chá) de flocos de milho pré-cozidos
5 xícaras (chá) de caldo de galinha
Modo de preparo:
Corte a galinha em pedaços. Reserve. Lave o quiabo, seque com um pano limpo e corte ao meio. Numa panela grande, aqueça o óleo em fogo alto. Junte o alho, o tomate, a cebola e o cheiro-verde e refogue por cinco minutos. Junte os pedaços de galinha e o sal. Frite por mais cinco minutos e tampe a panela. Diminua o fogo para médio e cozinhe por duas horas, acrescentando a água conforme for secando, até a carne ficar macia. Retire os pedaços de galinha cozidos da panela e junte o quiabo. Cozinhe por mais dez minutos ou até o quiabo ficar macio. Coloque novamente a galinha cozida e deixe aquecer bem.
Ingredientes:
1 fio de óleo ou uma colher (chá) de banha de porco
1 tira de toucinho defumado (bacon)
150g de aparas de carne de boi bem picadinha
150g de lingüiça
2 dentes de alho
1 cebola picadinha
1 pitada de pimenta-do-reino
1 concha de feijão cozido com sal, sem o caldo
3 canecas de arroz já cozidos
Couve picadinha
Sal a gosto
2 ovos mexidos
Salsa e cebolinha à vontade
Pimenta, servida à parte?
Modo de preparo:
Primeiro aqueça o óleo e frite um pouco o toucinho. Nessa gordura, com o toucinho ainda mole, coloque o picadinho de carne e a lingüiça, deixe dourar. Retire a lingüiça, a carne e o toucinho, reserve. Irá sobrar uma panela com um pouco de resíduo agarrado no fundo e um tanto de gordura. Ali refogue o alho e a cebola e a pitada de pimenta-do-reino, coloque então o feijão para refogar, rapidamente, em fogo alto. Nessa altura o resíduo de carnes fritas já está quase todo incorporado, se não, e isso era um segredo de minha mãe, espirre um pouco de vinagre na panela e raspe com a colher que é pra soltar o resto (dá um gostinho especial). Em seguida, junte o arroz, novamente a carne e o bacon e corrija o sal. Misture bem. Junte a couve e os ovos mexidos, decore com a salsa e cebolinha e coloque a lingüiça picada por cima.
Ingredientes:
1/2 kg de doce de leite cremoso
4 ovos (gema e clara separadas)
1/2 kg de goiabada derretida
1/4 xícara (chá) de vinho licoroso
8 colheres (sopa) de açúcar
Modo de preparo:
Aqueça o forno em temperatura média. Num refratário, junte o doce de leite às gemas e leve ao forno para dourar. Retire e cubra com a goiabada misturada ao vinho. Bata as claras em neve, ponha o açúcar aos poucos e bata até o ponto de suspiro. Cubra a torta e leve ao forno para dourar. Receitas e fotos: Reprodução / ig

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia