Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Nuggets de frango: você sabe do que é feito?

A versão industrializada possui níveis consideráveis de gorduras e sódio, substâncias que em excesso prejudicam à saúde

Redação iBahia • 14/04/2020 às 20:41 • Atualizada em 26/08/2022 às 17:42 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Você costuma consumir nuggets de frango ou oferecer esse alimento aos seus filhos? Se sim, é importante saber que a versão industrializada possui níveis consideráveis de gorduras e sódio, substâncias que em excesso prejudicam à saúde. Além disso, de acordo com Jamie Oliver, um cozinheiro renomado, o método de fabricação dos nuggets é "espantoso".
Em um vídeo do seu programa, Jamie Oliver conta que os nuggets são fabricados com partes que seriam descartadas do frango, como carcaça moída com pedaços de pele do animal.
Foto: reprodução
De acordo com uma matéria da Revista Galileu, os nuggets são feitos 50% de filé de peito de frango e os outros 50% de pele de frango e/ou outras gorduras, proteínas vegetais, amido de milho ou farinhas e goma.
No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento exige que os nuggets sejam compostos de no mínimo 10% de proteína e de no máximo 30% de carboidratos.
Processo de fabricação
Os ingredientes são trituradas para formar uma massa que é moldada no formato tradicional, que conhecemos. Para isso, o produto deve estar bem gelado para que a forma seja mantida na etapa seguinte do processo: o empanamento.

No empanamento, acontece um processo semelhante ao que usamos em casa para fazer bife à milanesa. O nugget é colocado em uma cobertura líquida preparada com proteínas, carboidratos ou gomas que dão viscosidade, como ovo e leite em pó. Depois, a peça é enrolada em uma farinha crocante, que pode ser de trigo ou de milho. Temperos também são usados, porém ficam sob critério do fabricante.

Depois disso, os nuggets são fritos em gordura vegetal (para dá o gosto, fixar a cobertura, cozinhar a carne e garantir a conservação), congelados e embalados.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia