Gastronomia

Panela: saiba para que serve cada tipo e como usar corretamente

Existem panelas que são mais apropriadas para alguns tipos de receitas e outras nem tanto

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Equipamento essencial na cozinha, as panelas necessitam de atenção. Assim como existem combinações de temperos que dão certo e outras nem tanto, existem panelas que são mais apropriadas para alguns tipos de receitas e outras nem tanto. Você sabe quais são as diferenças? Veja abaixo a lista de alguns dos principais tipos de panela disponíveis no mercado e como usar, publicada pelo Uol.Antiaderente

Populares, elas são revestidas com uma camada de teflon, o que impede que os alimentos grudem no fundo da panela. Também não demandam muito óleo ou manteiga para fritar alimentos. É preciso cuidado na hora de lavar, para não acabar riscando o teflon.

Alumínio

Vai fritar bolinhos por imersão? Preparar doces? Fazer arroz? A panela de alumínio é boa para isso. No entanto, não use para receitas muito salgadas ou ácidas (como molhos de tomate): os ingredientes fazem com que o alumínio se desprenda.

Inox

De fundo grosso, distribuem o calor de maneira uniforme: boa pedida para preparar cozidos, massas e refogados. São as preferidas dos chefs por sua durabilidade e por não oxidarem. No entanto, não são boas para frituras e demandam cuidados para que a comida - ou as mãos! - não se queimem com a manipulação.

Ferro

Seja no formato tradicional ou esmaltado, são indicadas para pratos de cozimento longo, já que retém bem o calor. Para que não enferrujem, é preciso seca-las muito bem após o uso. Há quem recomende untar o produto para conservar melhor a superfície.

Barro

Indispensáveis para preparar moquecas capixabas, elas também podem ser usadas para fazer molhos, feijões e sopas. O problema, além do grande peso e fragilidade, é que ela demora para esquentar e são difíceis para limpar. Precisam ser curadas com óleo vegetal antes do primeiro uso.