Gastronomia

Para manter o foco e inovar: saiba como fazer acarajé saudável

É possível preparar acarajé de forno, frito sem azeite de dendê e até vegano de cogumelo shimeji

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Gosta de acarajé? Que tal preparar essa delícia de forma mais saudável? Você pode preparar o bolinho de feijão fradinho com azeite de dendê de formas diferentes. De acordo com o portal Taeq, é possível fazer acarajé de forno, frito sem azeite de dendê e até vegano de cogumelo shimeji. Confira: 

Acarajé de forno: você só precisa preparar o bolinho de feijão fradinho e distribuir algumas porções da massa em uma forma untada e levar ao forno. Caso sinta falta do dendê, unte a forma que for utilizar com o azeite - ou o substitua por algum outro tipo de alternativa mais saudável. Com esse preparo,todos os nutrientes do alimento são preservados. 

Acarajé frito sem óleo de palma (ou azeite de dendê): é só substituir por algum óleo vegetal (como os à base de soja, canola, milho e girassol). Eles não influenciarão tanto no sabor, também podem ser aquecidos a certas temperaturas sem perder suas propriedades e são bastante nutritivos. 

Acarajé vegano de cogumelo shimeji: para fazer o tradicional vatapá, você deve utilizar os mesmos ingredientes da base (azeite dendê, leite de coco, pão, cebola, alho, tomate, temperos...) e substituir apenas o camarão pelo cogumelo shimeji.

Receita de acarajé tradicional 


Ingredientes: 

500 g de feijão fradinho cru

500 g de cebola

sal a gosto

500 ml de óleo

500 ml de azeite de dendê

2 xícaras (chá) de vatapá

150 g de camarão seco

Modo de preparo: 

- Com um processador ou liquidificador, quebre levemente os grãos de feijão, sem esmigalhá-los.

- Coloque os feijões em um recipiente e cubra com água. Deixe de molho por no mínimo 12 horas.

- Depois, ainda na água, mexa os feijões com uma colher, separando as cascas dos grãos. Retire as cascas que saírem.

- Escorra o feijão e lave-o em água corrente, retirando as cascas que se desprenderem. Retire o máximo de cascas o possível.

- Descasque e corte as cebolas em pedaços.

- Em um processador ou liquidificador coloque as cebolas, o feijão e sal a gosto. Bata bem até formar uma massa lisa e uniforme.

- Coloque a mistura em uma panela grande e funda.

- Bata a massa com auxílio de uma colher de pau até fermentar e triplicar de volume, formando uma massa branquinha e leve.

- Esse processo é muito importante para garantir a leveza da massa, por mais que seja demorado.

- Em uma frigideira funda, coloque o azeite de dendê e o óleo para esquentar.

- Com duas colheres (sopa), modele os acarajés, deixando-os no formato do bolinho.

- Coloque os bolinhos no óleo bem quente e vire-os para dourarem igualmente. Abaixe o fogo para médio, evitando que os acarajés queimem.

- Retire-os do óleo e escorra com papel absorvente. Depois, corte os acarajés no meio e coloque o recheio de sua preferência (é comum colocar vatatá, camarão seco, caruru e salada).