Gastronomia

Para os amantes da cachaça: confira mitos e verdades sobre a bebida

Bebida ocupa o 3º lugar no ranking dos maiores destilados do mundo

Redação iBahia (variedades@portalibahia.com.br)

Considerada como patrimônio nacional, a cachaça é a queridinha dos brasileiros e de muitos turistas que vistam o país pela primeira vez. De acordo com a Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE, a bebida ocupa o 3º lugar no ranking dos maiores destilados do mundo e em terras brasileiras só perde no ranking para a paixão nacional, a cerveja.

(Reprodução: Divulgação)

Sua história é cercada de mitos e curiosidades, entre eles o de que a 'marvada' tem prazo de validade indeterminado. Acredita? Confira uma lista com os maiores mitos e verdades sobre a cachaça:

  • A cachaça boa é só a amarela: Mito. De acordo com o especialista Rafael Araujo da Cachaçaria Nacional, não há distinção de qualidade entre as duas bebidas. A cachaça branca não possui envelhecimento e serve de base para a amarela.
  • Cachaça artesanal é melhor do que a industrial: Semimito. A artesanal tem um cuidado maior em sua produção separando a cabeça, primeira porção da destilagem da calda, ultima parte, o que diferencia o sabor e torna menos nociva à saúde, já versão industrial, pelo grande volume produzido, geralmente não consegue fazer essa separação.
  • A cachaça de maior valor tem qualidade superior: Mito. Existem excelentes cachaças com apresentação mais simples que competem com cachaças mais caras. O que pode variar no custo da cachaça no mercado é a apresentação do produto, a exemplo das garrafas personalizadas,.
  • Quanto mais envelhecida, melhor é a cachaça: Mito. O tempo de envelhecimento não determina se a cachaça é melhor ou pior. Geralmente, o maior tempo em barris torna a cachaça mais complexa em suas notas sensoriais. Tudo vai depender do gosto de cada um.
    (Reprodução: Divulgação)
  • Cachaça deve ser bebida em copos transparentes: Verdade. É indicado que se faça a degustação da bebida em copos transparentes para se ter uma análise visual da cachaça.
  • A cachaça deve ser tomada em pequenos goles: Verdade. Além de pequenos goles é necessário que se tome devagar, para que a boca possa sentir o sabor do destilado.
  • Cachaça dá dor de cabeça: Depende. Segundo Rafael Araújo, as cachaças mal produzidas podem ter esse efeito nas pessoas. Isso está ligado diretamente as etapas de destilação da bebida.
  • Cachaça abre o apetite: Verdade. Aquela cachacinha como entrada em um domingo de churrasco na casa da mãe está permitida. A bebida 'abre' as papilas gustativas e as prepara para as refeições.
  • Cachaça e aguardente são iguais: Mito. De acordo com a legislação, as cachaças precisam possuir o teor alcoólico de 38% a 48%, acima deste grau a bebida é considerada um aguardente.
  • Cachaça tem prazo de validade indeterminado: Verdade. O especialista Rafael Araújo afirma que tudo depende da forma de conserva do produto. Se guardada em local seco, ao abrigo do sol e bem vedado, a cachaça pode durar anos e até quem sabe décadas.