Gastronomia

Para todos os gostos, três receitas de sopas fáceis de fazer em casa

Craques na gastronomia saudável elegem as suas preferidas

Carolina Ribeiro, da Agência O Globo

É automático: falou em receita saudável, pensou em Andrea Henrique. Craque na categoria, a chef à frente do Pomar Orgânico não faz cerimônia ao revelar os segredos de sua cozinha.

— Todo mundo me pergunta como faço para deixar a sopa de tomate (feita com tomate italiano e orgânico, diga-se) docinha. Douro bem a cebola e o alho no óleo de coco até caramelizar. O adocicado da cebola diminui a acidez natural do tomate e dá o sabor — detalha Andrea. — Esta receita é praticamente zero carboidrato.

Clichê à parte, a temporada de caldos está convidativa. Para não cometer extravagâncias, convidamos três chefs para eleger suas sopas número um. Nathalie Passos, do Naturalie Bistrô, tem duas boas desculpas para justificar sua escolha.

— Abóbora com alho-poró não é uma combinação muito comum. Mas minha mãe sempre fez esta receita. Levei para o restaurante, e foi um sucesso. Além da memória afetiva, a abóbora é um ingrediente imbatível no cardápio. Agora, também estamos com o risoto de abóbora — conta a chef. — Costumo fazê-lo com casca e tudo. A sopa, não, porque ela fica acinzentada. Como as pessoas gostam de comer com os olhos, não faz esse efeito.

Tati Lund, do .Org Bistrô, seguiu sua intuição e optou pela sopa que, para ela, é a preferida de seus clientes: caldo verde de raízes com tofu defumado (opcional, ela avisa).

— É muito saborosa. É rica em proteínas, cálcio e ferro. E você pode brincar com os ingredientes, fazer com batata-doce — propõe a chef.


Receitas:

SOPA DE TOMATE

Foto: Reprodução / Shutterstock


Ingredientes:


500g de tomate orgânico italiano, 2 cabeças de cebola cortadas em cubos, 2 dentes de alho ralados, 3 colheres de óleo de coco, 1 pitada de páprica defumada, pimenta branca moída a gosto, sal marinho a gosto, 1 colher de café de fumaça líquida defumada natural, duas bolas de mozzarella de búfala.

Modo de preparo:

Doure bem a cebola e o alho no óleo de coco, até caramelizar. Acrescente 500ml de água e coloque os tomates (com casca e tudo). Deixe cozinhar por 20 minutos e desligue o fogo. Espere esfriar e coloque e bata no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Volte para a panela e tempere com páprica, pimenta branca, sal e fumaça. Finalize com pedaços de mozzarella de búfala.

Rendimento: Duas porções


SOPA DE ABÓBORA E ALHO-PORÓ
Foto: Reprodução / Tomas Rangel


Ingredientes:


1kg de abóbora picada em cubos médios, 1 cebola picada, 2 colheres de sopa de azeite, 1 alho-poró grande cortado em rodelas, 1/2 litro de água ou caldo de legumes, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Refogue a cebola e o alho-poró em fogo médio até dourar. Coloque os pedaços de abóbora e adicione água ou caldo de legumes. Depois que a abóbora estiver bem macia, bata no liquidificador usando o próprio caldo do cozimento. Adicione sal e pimenta.

Rendimento: 15 porções


CALDO VERDE DE RAÍZES
Foto: Reprodução / Tomas Rangel


Ingredientes:


1 xícara de cebola, 2 colheres de sopa de alho, 1 aipo picadinho, 1 xícara de batata, 1 xícara de inhame, 2 xícaras de espinafre, 2 xícaras de couve, 100g de tofu defumado cortado em cubinhos.

Modo de preparo:

Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente tofu defumado, aipo, batata e inhame. Adicione água para cobrir e cozinhar por 30 minutos. Por fim, coloque a couve e o espinafre. Bata no liquidificador e sirva.

Rendimento: Duas porções