Gastronomia

Perrengue na sobremesa? Confira 6 dicas de chef para fazer doces deliciosos

Aprenda qual é o ponto certo do brigadeiro e o que acrescentar no fondue para que ele fique ainda mais saboroso

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Colocar a mistura para descansar e utilizar óleos essenciais para dar um toque especial na sobremesa são alguns truques que fazem a diferença. Normalmente quem cozinha por diversão ou começou no ramo da confeitaria há pouco tempo não costuma ter essas “cartas na manga”, e por isso acaba passando por alguns perrengues na cozinha. 

A chef Lisiane Arouca, eleita melhor confeiteira do Brasil em 2019, ressalta que as receitas precisam sempre ter um diferencial. "Para se tornarem memoráveis, elas precisam sair do óbvio e surpreenderem com texturas e temperaturas diferentes, contrastes de ácido, salgado ou amargo e terem algo crocante", ensina a chef patissier.  

Lisiane separou algumas dicas simples que podem te ajudar a mandar bem nas sobremesas do final de semana ou até impulsionar o seu negócio. Confira: 

  • Brigadeiro com toque especial 

Para fugir do comum, acrescente especiarias, óleos essenciais cítricos ou oleaginosas. "Gosto também de fazer brigadeiros de rapadura, de milho verde e de goiabada com requeijão, trazendo um pouco de regionalidade à sobremesa" diz Lisiane. 

  • Arrase no fondue de chocolate 

O creme de leite fresco tem uma quantidade maior de gordura e deixa o chocolate mais brilhante e gostoso. Adicione um toque de canela e acompanhamentos com diferentes texturas, como croutons de torta búlgara e sequilhos amanteigados, além de frutas. 

  • O ponto certo do brigadeiro 

Para fazer brigadeiros de chocolate em ponto de bico e ganache (normalmente usados em coberturas), deixe que descansem na geladeira por cerca de quatro horas para chegarem à consistência certa.  

E atenção: brigadeiro de chocolate deve ser retirado do fogo assim que levanta fervura, para ficar em ponto de bico. E precisa ter farinha de trigo e creme de leite para não ficar pegajoso e ser usado com mais facilidade 

  • Como usar limão 

Se for usar limão nas preparações, utilize apenas raspas ou óleos essenciais. "O sumo da fruta pode talhar o leite por causa da acidez", observa a chef. 

  • Coberturas e recheios  

Por serem pequenas, as gotas de chocolate derretem mais rapidamente que as barras e são ideais para quem quer ganhar tempo na produção dos doces. Ao derretê-las consegue-se produzir ganaches, caldas, merengues e cremes e recheios com sabores diversificados 

  • Cuidado com o açúcar 

Uma receita que leva bastante açúcar deve ser combinada com chocolate com elevado teor de cacau, que traz o amargor necessário para contrastar e equilibrar o dulçor. Caso contrário, a sobremesa ficará demasiadamente doce, deixando o sabor do cacau - que teria que ser o grande protagonista - em segundo plano, e ainda corre-se um sério risco de a pessoa não conseguir comer até o final.