Gastronomia

Praticidade: aprenda a fazer bolo de tapioca que não vai ao forno

Você também pode preparar um pudim de banana

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer uma opção de lanche prático? Você pode preparar um bolo de tapioca com coco. A receita é super fácil de fazer e não precisa ir ao forno. Outra opção é fazer um pudim de banana. Veja o passo a passo!

Bolo de Tapioca com Coco

Foto: Divulgação / Puro Sabor
Ingredientes:

Margarina  para untar
1 litro de leite
500 gramas de tapioca granulada
200 ml de leite de coco (uma garrafinha)
1/2 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de coco ralado

Cobertura
1/2 lata de leite de coco
coco ralado para polvilhar

Modo de Preparo:


Aqueça o leite até que ele fique morno e o coloque uma bacia grande. Adicione açúcar, leite de coco, leite condensado e coco ralado. Misture bem e junte a tapioca granulada aos poucos. Unte uma forma com margarina e despeje a massa devagar. Leve a massa para a geladeira por 2 horas. Desenforme. Coloque o lata de leite condensado por cima do bolo e polvilhe com coco ralado.

Pudim de Banana
Foto: divulgação / Mondial
Ingredientes:

6 xícaras de chá de leite
1 lata de leite condensado
10 colheres de sopa de amido de milho
100 g de coco ralado
Óleo para untar

Calda
10 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de água
7 bananas nanicas médias, maduras e firmes

Modo de preparo:

Em seu liquidificador, bata o leite condensado e o amido de milho. Coloque a mistura em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Acrescente o coco ralado e misture bem. Retire do fogo e despeje em uma forma de furo no meio com 22 cm de diâmetro, untada com óleo. Deixe esfriar e leve à geladeira por 4 horas. Para a calda, coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio, até caramelizar, acrescentando água, aos poucos, até obter a cor e consistência de caramelo. Acrescente as bananas cortadas em rodelas e deixe por 2 minutos. Retire do fogo, deixe esfriar e leve à geladeira até o momento de servir. Para servir, desenforme o pudim e regue com a calda caramelada de banana.