Gastronomia

Praticidade em casa: aprenda truques para fazer as frutas amadurecerem mais rápido

Antes de partir para as dicas é importante que saibam que nem toda fruta amadurece fora do pé

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

 Você já teve que ficar torcendo para a fruta deixar de ser verde para comer ou usar em uma receita? Se sim, te garanto que não precisa mais passar por isso. O portal Taeq separou alguns truques para fazer as frutas amadurecerem mais rápido. 

 Antes de partir para as dicas é importante que saibam que nem toda fruta amadurece fora do pé. De acordo com o Taeq, apenas as frutas climatéricas amadurecem após a colheita, isto é, fora do pé. Entre as não-climatéricas temos uva, laranja e morango. Dessa forma, se você comprou alguma delas ainda verde, não adianta esperar que elas só vão estragar, e não amadurecer.

Foto: reprodução

 Confira as dicas: 


Maçã e banana: essas frutas podem amadurecer mais rápido se colocadas próximas umas das outras, porque elas liberam gás etileno, que é responsável pela maturação. Então, você pode colocá-las juntas em uma fruteira ou colocá-las em um saco de papel e amarrar bem (lembre de verificar com frequência para tirar quando amadurecerem). Use um saco de papel mesmo. 

Abacate: você pode usar o truque do saco. Mas, se já tiver cortado a fruta ao meio, uma alternativa é colocar um pouco de suco de limão em sua polpa, para evitar a oxidação e fechar de novo. Depois, você enrola o abacate em plástico filme e guarda na geladeira (isso evita que apodreça).

Manga: vale a dica do saco e ainda tem outra opção um tanto inusitada - colocar a manga no arroz ou no milho, pois os cereais vão impedir que o etileno se disperse, fazendo com que a fruta amadureça mais rápido que o esperado.

Pera: envolva a fruta em um jornal e deixe ela perto de algum local quente. Essa combinação ajuda a pera a amadurecer mais rápido, pois impede que o gás etileno se disperse.