Gastronomia

Praticidade no almoço: aprenda a fazer penne ao molho de queijo

Prato é uma ótima opção para comemorar o Dia do Queijo, no dia 20 de janeiro

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer uma receita de almoço prática? Uma opção é preparar penne ao molho de queijo com rolinhos de aspargos. A receita é rápida de fazer e rende até seis porções. O prato é uma ótima opção para comemorar o Dia do Queijo, no dia 20 de janeiro. Confira:

Foto: divulgação / Fortaleza
Ingredientes:

- 1 embalagem de macarrão penne (500g)
- 1 vidro de aspargos em conserva
- 150g de fatias finas de presunto
- 1 litro de leite
- 1 cebola picada
- sal e noz moscada a gosto
- queijo parmesão ralado a gosto
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 200g de queijo cremoso
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo (sem fermento)
- 2 colheres (sopa) de margarina

Modo de Preparo:
- Em uma panela média, aqueça a margarina, refogue a cebola e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos mexendo sempre para não empelotar. Acrescente o queijo cremoso, acerte o sal, tempere com noz moscada, mexa delicadamente até derreter o queijo e reserve.

- Prepare os rolinhos de aspargos. Sobre cada fatia de presunto passe um pouquinho de mostarda, acomode o aspargo, enrole formando rolinhos, corte cada rolinho em 3 pedaços e reserve.

- Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa.  Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

- Escorra a massa, acomode em um refratário grande, acrescente o molho de queijo e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes.

- Monte camadas de massa com molho de queijo, rolinhos de aspargos e por cima queijo parmesão. Leve ao forno médio (180ºC) preaquecido por 8 minutos para gratinar e sirva em seguida.