Gastronomia

Pudim de paçoca: aprenda a receita do chef Cadu Moura, participante do Mestre do Sabor

Cadu ainda deu dicas valiosas para que seu pudim não fique com cheiro de ovo e nem quebre ao desenformar

Malu Vieira* (malu.vieira@redebahia.com.br)

O São João está cada vez mais próximo e o iBahia preparou uma novidade super especial para você. Convidamos influenciadores digitais baianos do ramo da gastronomia para ensinarem receitas que não podem faltar na sua festa junina em casa.   

Hoje você vai aprender a fazer um pudim de paçoca com pipoca caramelizada, receita exclusiva do chefe Cadu Moura, participante do programa Mestre do Sabor. Cadu passou por restaurantes renomados como DOM, em São Paulo, e Amado, em Salvador, e encantou os jurados do reality com um ravioli de vatapá.  

Apaixonado pelo Nordeste, o chefe sempre tenta incluir um ingrediente da região em seus pratos. E como não tem coisa mais nordestina do que São João, confira a receita que vai deixar a sua festa em casa ainda mais saborosa!

 
  • Ingredientes: 

Pudim 

- 400ml de leite condensado 

- 4 ovos 

- 240ml de leite 

- 300g de paçoca 

- ½ xícara de açúcar (caramelo do pudim) 

Pipoca 

- ½ xícara de açúcar 

- ½ xícara de milho 

- Manteiga 

Caso você não goste de paçoca, receita pode ser feita sem o item | Reprodução: Cadu Moura

  • Modo de preparo 
  1. Coloque o leite e a paçoca no liquidificador e bata bastante. A ideia é que o leite seja aromatizado com o sabor da paçoca. 

  2. Despeje a mistura em uma peneira. O objetivo é que o pudim fique bem lisinho, sem nenhum caroço da paçoca. 

  3. Dê uma limpada no liquidificador e acrescente novamente o leite já peneirado. Acrescente também o leite condensado e os ovos e bata a mistura. Uma dica do chefe é utilizar ovos frescos na receita para que o pudim não fique com cheiro de ovo.

  4. Com a base do pudim pronta no liquidificador, agora é hora de fazer a calda de caramelo. Coloque o açúcar em uma panela e use o fogo baixo para derreter. 

  5. Quando a açúcar já estiver derretido, acrescente um pouco de água quente e mexa com bastante cuidado para não se queimar. A ideia é fazer um caramelo bem levinho, nem muito líquido e nem muito concentrado. Quando a mistura estiver homogênea, desligue o fogo e despeje o caramelo em uma assadeira. Espere esfriar.

  6. Com o caramelo já frio, despeje a mistura do pudim na forma. 

  7. Coloque a forma do pudim dentro de uma forma maior com água. Cubra apenas a forma do pudim com papel alumínio e leve a mistura ao forno 160°C por cerca de uma hora. Após sair do forno, transfira-o para a geladeira. O ideal é fazer a receita para consumi-la no dia seguinte.

  8. Para fazer a pipoca, estoure os milhos normalmente e, em outra panela, coloque o açúcar para derreter. 

  9. Quando o açúcar tiver derretido, acrescente a manteiga e misture.

  10. Depois é só acrescentar a pipoca no caramelo. Coloque a pipoca em cima do pudim e bom apetite!  
  • Dicas valiosas:

- Muitas pessoas reclamam que o pudim ficou com cheiro de ovo e para que isso não aconteça, o ideal é utilizar produtos frescos. O chefe Cadu utilizou ovos comprados no dia em que fez a receita.

- Outra reclamação constante é o pudim que se desmancha na hora de desenformar. O recomendado é leva-lo para a geladeira ainda na forma e removê-la apenas no dia seguinte, quando o pudim estará mais firme.