Gastronomia

Que tal aprender a fazer um manjar de coco com calda de damasco? Veja a receita

A receita não leva leite condensado e é feito com gelatina

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Que tal inovar na sobremesa e aprender a fazer um manjar de coco com calda de damasco? A receita não leva leite condensado e é feito com gelatina. O doce, a base de frutas e leite, é uma ótima opção para os dias da primavera e do verão e até para servir nas festas de fim de ano. Confira os ingredientes e o modo de preparo:

Foto: Reprodução
Ingredientes

Manjar

- 1 litro de leite integral

- 200 ml de leite de coco

- meia xícara de açúcar refinado

- 2 envelopes de gelatina sem sabor (15 gramas cada )

- 200 gramas de coco raldo fresco

Calda

- 200 gramas de damasco seco

- 200 ml de suco de laranja

- 200 ml de água

- 100 gramas de açúcar refinado

Modo de preparo

Manjar

Hidrate a gelatina na água. Mexa bem e aqueça por 20 segundos no microondas para deixar a gelatina líquida.

Em uma tigela grande, coloque o leite, o leite de coco, o açúcar e o coco raldo. Misture todos os ingredientes e, por fim, adicione a gelatina. Mexa bem.

Pegue uma forma com um buraco no meio. Pincele água ou óleo nas laterais da forma, caso ela seja de vidro. Isso vai ajudar a desinformar o manjar. Caso a forma seja de outro material, pode-se utilizar óleo de soja. Despeje a mistura do manjar e leve para a geladeira por, pelo menos, duas horas.

Calda

Aqueça uma panela, acrescente a água, o açúcar e os damascos cortados em cubos. Deixe cozinhar até ferver. Nessa hora, o damasco deve amolecer.

Retire do fogo, acrescente o suco de laranja e deixe ferver mais alguns minutos até que o damasco se dissolva e vire uma calda pedaçuda.

Tire a calda da panela, despeje em um recipiente e espere esfriar. Mantenha na geladeira até a hora de servir com o manjar.