Gastronomia

Que tal preparar parmegiana nordestina para jantar? Aprenda receita

A receita, que foi ensinada por Ana Maria Braga nesta quinta-feira (15), rende até dez porções e pode ter como acompanhamento baião de dois e mandioca

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)


Está sem ideia do que preparar para o jantar? Uma sugestão é uma parmegiana com toques nordestinos. A receita, que foi ensinada por Ana Maria Braga nesta quinta-feira (15), rende até dez porções e pode ter como acompanhamento baião de dois e mandioca. Deu água na boca? Veja passo a passo!

Ingredientes:

1 peça de 1 kg de carne seca -- parte do coxão mole
2 ovos ligeiramente batidos e com 1/2 (meia) xícara de chá de água e temperados com sal e pimenta-do-reino
250 ml de água
1/2 (meio) litro de leite (500 ml)
3 xícaras de chá de farinha de rosca
Óleo em quantidade para fritar
1 litro de molho de tomate
300 g de queijo coalho ralado ou muçarela ralada
50 g de queijo parmesão ralado
Mandioca de palha e baião de dois



Modo de preparo:

Corte bifes finos da peça de carne seca a partir da parte larga. Ponha os bifes em uma tigela com água e, por seis horas deixe de molho. Enquanto isso, vá trocando a água ao menos duas vezes. Em seguida, no lugar da água, coloque o leite e deixe de molho por mais 2 horas. Coloque a carne numa panela de pressão e os 250 ml de água. Feche a panela e deixe por 8 a 10 minutos depois de pegar pressão. Depois, retire a pressão.

Seque a carne e passe eles na mistura dos ovo. Empane na farinha de rosca e aperte bem. Pegue uma frigideira grande e frite os bifes até dourarem nos dois lados. Uma sugestão é colocar em uma assadeira untada com óleo e leve ao forno preaquecido por 180ºC por 35 minutos. Separe.

Num refratário, adicione uma camada de molho de tomate, depois acrescente uma outra de carne seca. Cubra com mais um pouco do molho e salpique o queijo coalho e o parmesão. Coloque forno preaquecido a 180ºC por 15 minutos. Retire do forno e sirva com a mandioca ou o baião de dois.