Gastronomia

Quer fazer pizza em casa durante o Carnaval? Aprenda truques para uma massa perfeita

Chefe pizzaiolo revelou alguns 'pulos do gato' para não errar ao preparar uma receita de pizza

Guinho Santos (guinho.santos@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Carnaval está ai na porta e é tempo de juntar a família ou os amigos para aproveitar esta época do ano, seja para curtir os blocos ou para relaxar nos dias de folga. Mas Carnaval também é sinônimo de algo que todo mundo ama fazer: comer. Tem gente que quer conhecer lugares e culinárias novos, ou quem aquele que prefere preparar um jantar ou algo diferente e ficar em casa mesmo, sem muita 'agonia' (risos). Pois bem, para os amantes da boa comida, que tal você mesmo preparar sua pizza e fazer deste momento feriadão de Carnaval mais especial?


O chefe pizzaiolo André Brenha, da Forneria 8, deu algumas dicas para quem topa ir para a cozinha. Além da receita de como fazer a massa perfeita, ele revelou alguns truques que prometem fazer o diferencial na preparação da pizza. "Para quem vai brincar o Carnaval, é importante optar por recheios mais leves, como pizza de tomate com manjericão. Se estiver na casa de veraneio descansando, você pode usar os ingredientes que também fazem parte do café da manhã, como queijo, presunto, requeijão...", sugeriu. Confira :

Ingredientes para massa (rende 6 pizzas):

1 kg de farinha de trigo sem fermento 

11g de fermento biológico seco

1 colher de sopa de sal 

100ml de azeite de oliva 

2 colheres de sopa de açúcar 

450 ml de água

Modo de preparo:

Passo 1

- Em uma vasilha adicione a farinha, o fermento e o açúcar e misture.

- Após misturar adicione o sal e o azeite

- Vai colocando água até a massa soltar das mãos

- Fazer as bolinhas conforme o peso indicado (entre 230 a 240 gramas, cada)

- Deixa descansar por 45 minutos

Passo 2

Com a massa descansada, abra o disco usando farinha de trigo na mesa e colocando mais um pouco na massa. A abertura pode ser feita com rolo ou garrafa de cerveja. O importante é que seja um material redondo e que faça o formato de um cilindro para a massa ser esticada ao máximo.

Dica: para quem não consegue fazer a massa redonda, vai pegar a massa aberta, colocar uma assadeira e usar como molde para recorte. 


Passo 3

Após finalizar o recorte, fura a massa usando um garfo para a mesma não inchar e a coloca para pré assar no forno com temperatura entre 208º e 300º. O forno precisa estar preaquecido 20 minutos antes. Quando a massa estiver dourada, retirar do forno.

Passo 4

Ao retirar do forno, deixa a massa descansar e ficar em temperatura ambiente. Só recheie a pizza quando ela estiver fria. O recheio é da escolha que você quiser.

Dica: comprar queijo já processado e colocar na massa nesta ordem: molho de tomate (pronto ou de uma receita de sua preferência) e depois o queijo.

Passo 5

Como a massa já foi pré-assada, você pode colocar a pizza no forno e deixá-la pronta exatamente na hora que o recheio ficar gratinado. "Isso precisa ser feito no olho, pois leva pouco tempo (em torno de 8 a 10 minutos). O legal da receita é que as crianças também podem fazer, tanto na parte de misturar a massa, quanto a parte de colocar o recheio", explicou Brenha.

O pizzaiolo ainda deu uma sugestão, ou o famoso 'pulo do gato': "orégano, pimenta, alho frito, manjerião, rúcula e outras folhas não vão ao forno. Eles devem ser usados frescos em cima da pizza já pronta".