Gastronomia

Receita da vovó: aprenda a fazer biscoito de polvilho, o famoso 'avoador'

Com apenas seis ingredientes você pode produzir a iguaria, que é bastante consumida em toda a Bahia

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Feriado em Salvador, dia perfeito para testar novas receitas, não acha? E que tal experimentar uma que é tradição na Bahia? Com apenas seis ingredientes você pode produzir deliciosos biscoitos de polvilho azedo. Também conhecida como 'avoador', a iguaria é fácil de preparar e super consumida na capital do estado e no interior. Mas para o biscoitinho ficar bem crocante é bom seguir o passo a passo. Confira!

Biscoito de polvilho
Ingredientes:
- 500g de polvilho azedo
- 250ml de leite
- 250ml de água
- 250ml de óleo
- 1 ovo
- 1 colher de café de sal

Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno em temperatura baixa antes de começar a preparar a receita. Misture, em uma bacia, o ovo e o sal. Em seguida, acrescente óleo e leite mornos. Misture e vá acrescentando o polvilho aos poucos. Mexa até obter uma massa consistente. Coloque 250ml de água fervente e misture novamente.

Coloque a massa em um saquinho de confeitar com bico (se não tiver, uma dica é colocar dentro de um saco, feche e faça um furo pequeno em uma ponta). Unte uma forma com margarina e faça os biscoitos no formato que desejar, sem deixar que um biscoito encoste no outro. Asse os biscoitos de polvilho por 20 minutos, em temperatura média (cerca de 120º).