Gastronomia

Receita de coxinha de mandioca com camarão e catupiry; confira

Não deixe de conferir, a receita promete te surpreender

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
Existem receitas que, de tão boas, fica difícil modificar e surpreender. Por exemplo, existe combinação melhor que coxinha de frango com catupiry? Existe, acredite. A blogueira Roberta Malta, do Lado Beta, divulgou a receita de coxinha de mandioca com camarão e catupiry, da chef Lia Quinderé, de Fortaleza. Não deixe de conferir, a receita promete te surpreender.
Ingredientes:

Massa
- 310 ml de leite
- 500 g de farinha de trigo
- 300 g de macaxeira (aipim, mandioca)
- 150 ml de caldo de legumes ou camarão
- 40 g de manteiga sem sal
- 10 g de sal

Recheio
- 500 g de camarão
- 15 g de alho ralado
- 100 g de pesto de manjericão
- 150 g de catupiry
- 100 g de queijo de cabra
- 20 ml de azeite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto

Finalização
- Farinha de pão quanto baste
- 2 claras
- 100 ml de leite
- Óleo para fritar quanto baste

Modo de fazer:
Prepare a massa:
Cozinhe a macaxeira e amasse-a com um espremedor. Em uma panela, coloque a manteiga, o leite e o caldo e deixe ferver, acrescente a macaxeira e a farinha de trigo aos poucos e misture até que cozinhe completamente. Acerte o sal. Em uma bancada, distribua a massa e esfrie-a por completo sovando o quanto necessário. Coloque por cima um pano limpo e úmido para que a massa não resseque e reserve.

Prepare o recheio:
Descasque os camarões e limpe-os por completo (tire a casca, a cabeça e os resíduos). Tempere-os com pimenta do reino moída na hora e sal. Prepare o pesto de manjericão (amasse com um pilão manjericão, alho, castanha de caju e azeite) e reserve. Em uma panela esquente o azeite, refogue o alho e salteie os camarões até que fiquem dourados. Deixe esfriar e misture com o pesto. Molde as coxinhas e recheie com catupiry, camarões com pesto e mussarela de búfala. Em um recipiente separado coloque as claras e o leite, banhe as coxinhas e empane-as na farinha de pão. Frite em óleo quente até que fiquem douradas.