Gastronomia

Receita: lasanha de 'hot dog' é opção prática e rápida para o almoço

O prato é saboroso e certamente vai agradar sua família durante o almoço do fim de semana

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Lasanha e 'hot dog' são dois pratos que todo brasileiro gosta. Imagine então juntar os dois em uma receita prática e rápida? Isso mesmo! Ainda dá tempo de preparar uma deliciosa lasanha de 'hot dog' para o almoço deste fim de semana. Veja o passo a passo e agrade sua família.

Ingredientes:

1 embalagem de massa para lasanha

2 tabletes de caldo de legumes

1 ½ litro de leite

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 cebola, média picada

12 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados

500g de salsicha, em rodelas

400g de muçarela, em fatias

1kg de batata, picada

300g de batata palha

3 colheres de (sopa) de margarina

100g de queijo cremoso

3 dentes de alho, picados

5 colheres (sopa) de azeite

1 litro de polpa de tomate

2 colheres (sopa) de catchup

A gosto sal, pimenta-do-reino, noz moscada, orégano e salsinha picada

Modo de Preparo:

- Prepare o molho cremoso de batata. Cozinhe 1 kg de batata e bata no liquidificados com 2 tabletes de caldo de legumes e ½ litro de água fervente. Numa panela média, aqueça 3 colheres (sopa) de farinha de trigo. Junte 1 ½ litro de leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente 200g de queijo cremoso, creme de batata e mexa até derreter. Acerte o sal, tempere com pimenta-do-reino, noz moscada e reserve.

- Prepare o molho de tomate com salsicha. Numa panela média, aqueça 5 colheres (sopa) de azeite, refoque 1 cebola, 3 dentes de alho e 500g de salsicha. Junte 12 tomates, 1 litro de polpa de tomate, 2 colheres (sopa) de catchup, 2 xícaras (chá) de água e deixe apurar. Acerte o sal, tempere com orégano, salsinha e reserve.

- Monte a lasanha num refratário grande e fundo. Divida o molho cremoso de batata e o molho de tomate com salsicha em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e a muçarela ralada em 2. Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho cremoso de batata, muçarela ralada, tiras de lasanha, molho de tomate com salsicha, tiras de lasanha, molho cremoso de batata, muçarela ralada, tiras de lasanha, molho de tomate com salsicha, tiras de lasanha, molho cremoso de batata e molho de tomate com salsicha. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 40 minutos. Retire o papel-alumínio, espalhe por cima a batata palha e deixe no forno por mais 10 minutos. Retire do forno e espere 5 minutos antes de servir.

Rendimento: 15 porções